Tablets e smartphones aquecem mercado global de WLAN

20/09/2011
O mercado mundial de soluções empresariais de WLAN movimentou US$ 757 milhões durante o segundo trimestre de 2011, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Canalys. Foram fornecidas 1,6 milhões soluções, incluindo pontos de acesso e controladores.

Os números refletem um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2010, quando o mercado movimentou 561 milhões de dólares. O aumento está relacionado a crescente necessidade de conectividade WiFi devido à disseminação de dispositivos móveis, especialmente tablets e smartphones.

Para suportar o aumento da utilização da Internet móvel e o download de aplicações, várias entidades expandiram a cobertura WLAN nos últimos meses. Foram instalados novos equipamentos em ambientes públicos e privados, tais como universidades, escritórios, hotéis, aeroportos, hospitais, lojas e fábricas, criando grandes oportunidades de negócios, segundo a Canalys.

A transição para a norma 802.11n, que amplia a largura de banda e a cobertura de pontos de acesso para suportar uma maior densidade de dispositivos, também contribuiu para o crescimento do mercado. A renovação de ambientes wireless LAN existentes foi particularmente impulsionada.

“Sem estratégia de WLAN adequada, as empresas vão perceber rápido que as suas implementações de rede existentes são insuficientes”, considera Alex Smith, analista da Canalys. “Há muita publicidade em torno da cloud computing, mas o primeiro passo para tirar proveito de todos esses recursos partilhados é garantir que o maior número de usuários e dispositivos possam acessá-los”, acrescenta.

A América do Norte e a zona da Ásia e do Pacífico foram as regiões onde o mercado cresceu mais rapidamente: 42,9% e 45,7%, respectivamente. O mercado europeu de WLAN também revelou um aumento de 30,7%. O maior aumento foi perceptível em todos os setores industriais e no segmento da hotelaria. No setor da educação ainda se espera um maior nível de implantação.

Os cinco maiores fabricantes no segmento, durante o segundo trimestre, foram a Cisco, a Aruba Networks, a Motorola Solutions, a HP Networking e a Meru Networks – todos com fortes ganhos. A Cisco manteve a sua liderança com uma quota de 53,7% de participação de mercado. A Aruba Networks, incluindo as vendas feitas através de seu parceiro OEM Alcatel-Lucent, foi o seu principal rival. Cresceu 41,5% e obteve uma participação de mercado de 14,6 %. A Motorola Solutions foi a empresa que registou o maior crescimento, estimado em 52,3%, enquanto a HP Networking consolidou a sua quarta posição, concentrando 7,8 % das receitas do mercado.

“À medida que as pessoas estimulam o investimento em nuvens públicas e a adoção de dispositivos móveis na empresa, quem ganha mais com a tendência são os fornecedores capazes de orientar melhor as organizações governamentais e de negócios na implantação de ambientes de rede apropriada. Antes de haver cloud computing já havia redes LAN, hoje ainda com grande importância”, reforçou Smith.

Site: Computerworld
Data: 19/09/2011
Hora: 14h20
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/09/19/tablets-e-smartphones-aquecem-mercado-global-de-wlan/