A adoção da computação em nuvem entusiasma o mercado nacional, mas há questões para serem resolvidas o quanto antes. São vários os gargalos que precisam ser superados para que o Brasil possa vir a se tornar um ator relevante no desenvolvimento e nas aplicações dessa nova tecnologia.
Desde a mão de obra até os custos de infraestrutura, passando por questões de interoperabilidade e de soberania dos dados, há muito trabalho a ser feito. O governo, no entanto, sinaliza com medidas voltadas ao cloud computing em uma nova política para software, ainda a ser anunciada.
A começar pelas dificuldades mais óbvias, o país ainda precisa melhorar a qualidade da banda larga e vê-la oferecida a custos compatíveis com a realidade internacional. Os custos, por sinal, também afetam outro insumo importante, a energia elétrica.
“O preço da energia no Brasil é um problema sério e os indicadores são de que mais ou menos 60% do custo de um data center é exatamente a energia”, diz o professor de economia da USP, Paulo Feldman. Ele também lembra que ainda não existe formação profissional para a computação em nuvem, sem contar a conhecida carência nacional de profissionais de tecnologia da informação e engenheiros.
Além da infraestrutura e dos especialistas, o próprio desenvolvimento da nuvem levanta outra questão importante: a interoperabilidade. “Precisamos que o governo atue para evitar o risco de um grande fornecedor impor seus padrões próprios”, completa Feldman.
E há, ainda, um ponto que pode ser considerado filosófico ou prático, a depender do interlocutor – a soberania dos dados. Ou seja, até que ponto o local de armazenamento físico das informações é relevante. A dúvida é se, por exemplo, os dados do governo brasileiro precisam estar em servidores instalados no Brasil ou se a questão mais importante é o controle no acesso a essas informações.
Site: Convergência Digital
Data: 20/09/2011
Hora: 16h10
Seção: Cloud Computing
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=27754&sid=97