Redes sociais: sua empresa está nela, quer você queira ou não
“Antes de adotar as redes sociais, a empresa deve pensar até que ponto está a fim de mudar, pois o digital rompeu com as limitações físicas e geográficas das organizações”, afirmou Lucília Ferreira durante o primeiro encontro técnico do Rio Info 2011: “Redes sociais e a empresa: existe vida além do marketing?”. O encontro discutiu o andamento, na prática, do relacionamento entre as empresas e as redes sociais, assim como as experiências, desafios e possibilidades futuras que as redes poderão oferecer para as empresas além do marketing.
Marcos Puccini, gestor executivo do Negócio by You, destacou que o ambiente das redes sociais afetam pessoas, empresas e até mesmo países. “Hoje 60% dos brasileiros utilizam as redes sociais, sendo 45% deles pertencentes à classe C. Esses números mostram que o Brasil incorporou as redes sociais”. Ele defendeu que os negócios estão se tornando sociais e quer a empresa queira ou não, ela já está nas redes sociais através dos comentários de seu consumidor. “As redes já são uma realidade do mundo corporativo, os negócios estão se tornando sociais e precisamos usá-los de forma positiva”.
O encontro foi moderado por Nelson Vasconcelos, jornalista econômico especializado em TI e escritor, e contou ainda com a participação de Flávio Mendes da IBM, Janaína Machado da Plano B Consultoria, João Miguel Mesquita da Revista BIT (Portugal) e Lucília Ferreira da Dataprev. Os demais palestrantes apresentaram experiências sobre a prática de relacionamentos entre as empresas brasileiras que desenvolveram suas próprias redes sociais e foram além do marketing, como o Dwitter da Dataprev (uma espécie de twitter restrito aos colaboradores de todas as filiais da empresa).
Texto: IAA Comunicação e Eventos