A internet das coisas: num futuro próximo geladeira que faz compras de supermercado
29/09/2011
“Hoje existe a interação do homem com a rede através do uso de aplicações como e-mail, MSN e Skype. Na internet das coisas os objetos também poderão se comunicar com aplicações da internet. A geladeira, por exemplo, terá um endereço IP que permitirá o diálogo da mesma com o supermercado para solicitação de um produto que esteja em falta, sem a intervenção humana”, afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), durante a mesa redonda tecnológica “Internet do futuro”.
O encontro discutiu o cenário atual da internet no Brasil. De acordo com Barbosa, 45% da população urbana brasileira utilizou a internet em 2010, um número abaixo do esperado se comparado ao restante do mundo. O encontro também discutiu o futuro da internet no Brasil.
“Hoje apenas 27% dos domicílios brasileiros têm computador e acesso à internet, porém o número de internautas no país é crescente. O acesso se dá através das lan houses, dos telecentros e do trabalho. Porém, embora a quantidade de internautas esteja aumentando, o nível de escolaridade desses usuários continua baixo, o que impede o brasileiro de usar aplicações mais sofisticadas. O desafio da internet no Brasil é fornecer acesso gratuito e de qualidade, além de alfabetizar digitalmente o cidadão brasileiro, que atualmente está focado apenas no uso de redes sociais”, analisou Alexandre.
Também participaram do encontro: Alexandre Hannud Abdo (USP), Antonio Ventura (E.ai Corporation), Bruno Magrani (FGV), Henrique Cukierman, (Coppe-UFRJ) e Vagner Diniz, (W3C Brasil).
Texto: IAA Comunicação e Eventos
O encontro discutiu o cenário atual da internet no Brasil. De acordo com Barbosa, 45% da população urbana brasileira utilizou a internet em 2010, um número abaixo do esperado se comparado ao restante do mundo. O encontro também discutiu o futuro da internet no Brasil.
“Hoje apenas 27% dos domicílios brasileiros têm computador e acesso à internet, porém o número de internautas no país é crescente. O acesso se dá através das lan houses, dos telecentros e do trabalho. Porém, embora a quantidade de internautas esteja aumentando, o nível de escolaridade desses usuários continua baixo, o que impede o brasileiro de usar aplicações mais sofisticadas. O desafio da internet no Brasil é fornecer acesso gratuito e de qualidade, além de alfabetizar digitalmente o cidadão brasileiro, que atualmente está focado apenas no uso de redes sociais”, analisou Alexandre.
Também participaram do encontro: Alexandre Hannud Abdo (USP), Antonio Ventura (E.ai Corporation), Bruno Magrani (FGV), Henrique Cukierman, (Coppe-UFRJ) e Vagner Diniz, (W3C Brasil).
Texto: IAA Comunicação e Eventos