Tempo real revoluciona softwares de análise

29/09/2011
No segundo dia do Rio Info, o público participou da oficina “Business Intelligence/Business Analytics”, que teve como tema a análise dos mercados externo e interno das empresas por meio do monitoramento. “A ideia agora é atender às demandas em tempo real, ou seja, ter dados disponíveis mais rápidos. Esse é o novo desafio no cenário de inteligência de negócios, afirmou Fernanda Baião.

A doutora em engenharia de sistemas e computação pela Coppe/UFRJ e coordenadora de projetos de transferência de conhecimento, dirigiu a oficina que apresentou os princípios e ferramentas para soluções de Business Intelligence e Business Analytics.
Baião mostrou um conjunto de técnicas e conceitos da área de negócios e abordou o BI 2.0.

Lembrou que BI costumava ser a única ferramenta de monitoramento à disposição das empresas para fornecer informações gerenciais. Porém, com as redes sociais, os dados dos servidores das empresas já não proporcionam diferenciais competitivos. O conceito de Business Analytics surge para analisar os dados colhidos em tempo real somados aos dados internos da empresa.
Texto: IAA Comunicação e Eventos