Encontro de Marketing e Comercialização de Softwares e Serviços
A realidade do século XXI, em tempos de Web 2.0, altera cada vez mais as formas de comercialização de softwares e serviços na grande rede. Este foi o ponto de partida para as discussões do “Encontro de Marketing e Comercialização de Softwares e Serviços”.
Os três painéis foram coordenados por Gustavo Pereira, vice-presidente da Abradi-RJ (Associação Brasileira de Agências Digitais - Rio de Janeiro). Neles, os palestrantes debateram o atual mercado da venda e licenciamento de softwares. Antes destinado à compra “na prateleira”, hoje descobre novas formas de comercialização como serviço, com programas em permanente atualização e aperfeiçoamento. Com a popularização do uso da Internet e as novas mídias sociais, o comércio de softwares pela rede encontra um panorama cada vez mais dinâmico que exige novas estratégias de marketing e vendas.
O primeiro painel abordou sobre “Software como Serviço”, no qual o moderador João Estebanez recebeu os palestrantes Kauê Linden (Hostnet), Pablo Gonçalves (Sidetech), Rafael Esberard (Hubee) e Sérgio Oehler (True Systems). No debate foi discutida a comercialização, como mudar uma plataforma de software inbox para um modelo de rede e aspectos técnicos. “Quando você vende o software como serviço, você está vendendo uma infraestrutura, um conteúdo. Tem que ver se o cliente está conseguindo fazer benefício do seu produto”, explica Linden.
O segundo painel “Lojas de Aplicativos (Application Stores)” apresentou as vantagens e estratégias de divulgação das lojas virtuais que vendem aplicativos para seus dispositivos. Foi moderado por Rafael Quintana, sócio-fundador da Mobits (empresa de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que desenvolve para iPhone, iPad, Android, Blackberry, Java ME e Web Apps). Também participou Alex Pinheiro (Hands Mobile), Bruno Valente (Punch!), Paulo Lima (iMusica) e Tiago Baeta (iMasters).
O painel “Marketing Digital” mostrou as novas estratégias de divulgação que passam a ser utilizadas a partir da comercialização do software como serviço e quem moderou foi Gustavo Pereira (GP). Também participaram Ariel Alexandre (Videolog), Guilherme Caldeira (Kaus Mídia), o consultor José Telmo, Marcelo Velloso (Agência Oslo Digital), Pedro Bittencourt (Tuiuiú) e Victor Gonçalves (ADD Tech).
Texto: IAA Comunicação e Eventos