O ministro das Comunicações (MiniCcom), Paulo Bernardo, disse que um grupo de trabalho irá avaliar a capacidade do Brasil na montagem do primeiro satélite geoestacionário, que será lançado em 2014.
O grupo será formado por representantes dos ministérios das Comunicações, da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que irá definir em até 60 dias se o Brasil tem condições de montar seu próprio satélite ou se terá que importar um equipamento já pronto, por meio de licitação.
“Vamos fazer a prospecção no mercado para ver se temos que simplesmente comprar um produto ou se é possível fazer algumas etapas aqui no Brasil, como a montagem do satélite. Para isso, poderemos nos associar com empresas privadas que tenham condição de ajudar”, explicou.
O prazo para lançamento foi estabelecido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o satélite deverá custar 716 milhões de reais. Contudo, se for construído no Brasil poderá ficar mais caro.
O satélite será utilizado principalmente para os de TV por assinatura e internet banda larga. No entanto, entre 15% e 20% dele serão dedicados exclusivamente ao uso das Forças Armadas.
Site: IDG Now!
Data: 30/09/2011
Hora: 14h34
Seção: Mercado
Autor: ------
Link:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/09/30/brasil-estuda-montar-primeiro-satelite-proprio/