Mídias sociais desafiam segurança corporativa

04/10/2011

Pesquisa do Ponemon Institute Research com 4.640 profissionais de segurança de TI revela que apenas 29% têm ferramentas de controle para mitigar ou reduzir riscos.

Na opinião dos profissionais de segurança, o uso das mídias sociais no trabalho é bom para os negócios, mas também cria riscos para os quais faltam ferramentas para análise e combate, segundo os resultados "Pesquisa Global sobre Riscos de mídia", realizada pelo Ponemon Institute Research, a pedido da Websense.

O estudo ouviu 4.640 profissionais de segurança de TI nos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Austrália, Singapura, Hong Kong, Índia, Brasil e México, todos com uma média de dez anos de experiência. Cinquenta e quatro por cento ocupam cargos de supervisão ou superior, e 42% são contratados por empresas com mais de 5 mil funcionários.

A maioria dos entrevistados (63%) diz que o uso da mídia social coloca em risco a organização, mas apenas 29% deles dizem ter acesso a instrumentos de controles de segurança para mitigar ou reduzir esse risco.

Os maiores riscos são provenientes de funcionários baixando aplicativos maliciosos. Um pouco mais de metade (52%) dos entrevistados disse que suas organizações tinham experimentado um aumento nos ataques de malwares, como resultado de funcionários usando a mídia social. Cerca de 27% disseram que os ataques tinham aumentado em mais de 51%.

Entre as desvantagens mais comuns está o fato de o uso das mídias sociais no trabalho diminuir a produtividade, apontada por 89% dos entrevistados. A necessidade de aumentar a largura de banda foi citada por 77% e outros 54% apontaram como maior desvantagem a perda de informações confidenciais ou a violação das políticas de confidencialidade.

Os funcionários estão usando ferramentas de mídia social com mais frequência para fins não profissionais. A maioria dos funcionários se conecta às redes sociais por razões pessoais: 59% por mais de 30 minutos por dia.

Nos casos em que as organizações têm políticas de uso aceitável para mídia social, 65% dizem que não estão forçados a segui-las ou não têm certeza se elas são aplicadas. Outros 44% disseram que havia uma falta de governança e de supervisão. Só 41% alegaram ter acesso a recursos suficientes para monitorar a aplicação das políticas de uso existentes.

Cerca de 85% dos entrevistados disse que era aceitável o uso de ferramentas de mídia social para se comunicar dentro da empresa e 55% sentiram que era aceitável usar a tecnologia para se comunicar fora da empresa. Mais da metade sentiu que as redes sociais poderiam ser usadas para substituir o e-mail ou o canal de mensagens de texto.

"Com base nessa resposta, acreditamos que as organizações consideram as mídias sociais uma ferramenta positiva para incentivar a colaboração e a construção de relações internas", acreditam os autores do relatório.

As organizações precisam entender os riscos de mídia social através da criação de uma metodologia de avaliação de risco, recomenda o Ponemon Institute. Os funcionários precisam ser educados sobre como seu uso de mídia social pode afetar a empresa e criar uma política abrangente sobre o que constitui uso aceitável.

Cerca de 73% dos profissionais ouvidos identificaram o uso de gateways web seguros como uma forma importante para reduzir as ameaças de mídia social.

Site: Computerworld
Data: 03/10/2011
Hora: 11h31
Seção: Segurança
Autor: David Taber
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2011/10/03/midias-sociais-desafiam-seguranca-corporativa/