Ao perder batalha de smartphones, marca Nokia desvaloriza

05/10/2011

No ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo realizado pela consultoria Interbrand e divulgado hoje (4), as marcas de tecnologia foram as que mais se valorizaram. Ao mesmo tempo, empresas desse setor também lideraram as perdas. “É um setor muito volátil”, diz Alejandro Pinedo, diretor da Interbrand no Brasil.

A Nokia foi a que mais perdeu valor (-15%), seguida pela Nintendo (-14%) e pela Sony (-13%). “A Nokia perdeu o bonde do smartphone, um golpe fatal para uma empresa que concentra sua atividade na telefonia”, diz Pinedo.

Em julho, a americana Apple e a coreana Samsung ultrapassaram a Nokia no mercado mundial de smartphones, impulsionadas pelo sucesso do iPhone e do Galaxy, respectivamente. O Android, sistema operacional do Google para celulares desse tipo, também superou o sistema da Nokia.

Em fevereiro, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft para usar o sistema operacional Windows Phone 7 em seus smartphones.  A empresa finlandesa planeja lançar smartphones com essa tecnologia nas próximas semanas.

A empresa saiu da oitava posição, no ano passado, para o 14º lugar na edição atual. Seu posto foi ocupado pela Apple, marca que mais se valorizou no período (58%).

As quatro empresas que mais se valorizaram no ranking foram a Apple (58%), a Amazon (32%), o Google (27%) e a Samsung (20%).

Site: Valor Econômico
Data: 04/10/2011
Hora: ------
Seção: Empresas
Autor: Adriana Meyge
Link: http://www.valor.com.br/empresas/1034938/ao-perder-batalha-de-smartphones-marca-nokia-desvaloriza