A Google lançou uma versão preview de uma linguagem de programção na web chamada Dart, que os engenheiros da companhia esperam que resolverá alguns dos "defeitos" da conhecida linguagem JavaScript.
Os objetivos da Google com a Dart é criar “uma linguagem estruturada, mas flexível, para a programação na web”, escreveu o engenheiro de software da equipe da Dart, Lars Bak, em um post no blog oficial da companhia nesta segunda-feira, 10/10.
Apesar de Bak não ter mencionado o nome JavaScript, as habilidades da Dart lembram as dessa linguagem, apesar de ela também resolver alguns dos problemas de organização e escalabilidade que têm sido ligados ao JavaScript. Em documentos vazados, os engenheiros da Google se mostraram frustrados por “falhas fundamentais que não podem ser corrigidas com a mera evolução” do JavaScript.
Feita para a criação de aplicativos web, a Dart é um objeto de linguagem direcionada, podendo ser usada para fazer rapidamente projetos pequenos, assim como para desenvolver aplicativos web em maior escala. A Dart permite que o programador adicione variáveis sem definir o seu tipo de dados – chamado de digitação dinâmica – ou para definir seus tipos de dados, processo chamado de digitação estática. A digitação dinâmica é melhor para projetos pequenos que precisam ser montados rapidamente, enquanto que a digitação estática ajudará a acelerar programas web em larga escala.
A versão preview da linguagem inclui um compilador e uma máquina virtual, juntamente com um conjunto de bibliotecas básicas. Para fazer suas criações Dart rodarem nos navegadores, os programadores podem compilá-las para JavaScript usando uma ferramenta incluída no pacote Dart.
A Google gostaria que cada navegador incluísse uma máquina virtual Dart nativa, sobre a qual os programas Dart possam rodar. Atualmente, nem mesmo o navegador da Google, o Chrome, tem suporte para a Dart. “Planejamos explorar essa opção”, escreveu Bak.
A Google precisará fazer muita campanha, se realmente quiser que a Dart substitua o JavaScript na web. Na última estimativa mensal de popularidade de linguagens de programa, o Tiobe Software colocou o JavaScript como a 10ª linguagem mais usada de modo geral.
A Dart não é a primeira tentativa da Google de criar uma linguagem de programação para resolver problemas de linguagens mais antigas. Em 2009, a gigante de buscas estreou a Go, que foi criada pela empresa como uma alternativa para as complexidades do C++, da Java e outras linguagens tradicionais.
O engenheiro Bak planeja revelar mais sobre a Dart durante a conferência GoTo, que acontece esta semana na Dinamarca.
Site: IDG Now!
Data: 10/10/2011
Hora: 16h55
Seção: Internet
Autor: ------
Link:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/10/10/com-nova-linguagem-google-espera-solucionar-problemas-de-javascript/