Sony vê perspectivas 'nebulosas' para vendas do final de ano

13/10/2011
A Sony não vê grande motivo para animação em sua temporada de festas de final de ano normalmente robusta, em função do desânimo no consumo mundial, e não tem muitas opções para enfrentar a forte queda do euro diante do iene, afirmou um importante executivo.

"Considerando a Europa e a América do Norte de modo geral, as perspectivas são nebulosas", disse o vice-presidente financeiro Masaru Kato à Reuters em entrevista na terça-feira, quando perguntado sobre as vendas de final de ano. "Não vemos razão para otimismo", afirmou.

A Sony não tinha "truques" para evitar o problema cambial, acrescentou.

Essa dupla dificuldade vem pressionando ainda mais a empresa, que um dia foi o símbolo do setor japonês de alta tecnologia, a reformar sua divisão de televisores, que está a caminho de seu oitavo ano consecutivo de prejuízo.

A Sony não tem planos de anunciar reestruturação importante naquela divisão, segundo Kato.

PROJEÇÕES
A empresa, cujos produtos variam do console de videogame PlayStation a seguros de vida, previu lucro operacional de 200 bilhões de ienes (US$ 2,6 bilhões) no ano fiscal que se encerra em março de 2012, ante uma estimativa de consenso de 175,5 bilhões de ienes entre os analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.

Parte da pressão sobre o lucro deve vir da fraqueza do euro, dada a estimativa da empresa, em abril, de que cada iene de alta na cotação da moeda japonesa diante do euro reduziria seu lucro operacional em seis bilhões de ienes.

Na terça-feira, o euro estava cotado em torno de 104 ienes, ante projeção de 115 ienes nas contas da companhia.

Kato disse que transferir proporção maior da montagem de produtos à zona do euro não seria uma forma efetiva de combater a alta do iene, porque componentes teriam de continuar a ser adquiridos no Japão e outras nações asiáticas.

A Sony já transferiu 75% de suas atividades de produção ao exterior, e enfrentaria dificuldade para elevar ainda mais essa proporção, afirmou o executivo.

Site: Folha.com
Data: 11/10/2011
Hora: 10h52
Seção: Tec
Autor: ------
Link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/988881-sony-ve-perspectivas-nebulosas-para-vendas-do-final-de-ano.shtml