MIT descobre que grafeno pode gerar energia a partir da luz solar

18/10/2011

O novo uso para a folha de carbono pode ajudar a aprimorar produção de energia limpa, sistema de visão noturna e muito mais.

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology  (MIT) perceberam que, iluminando o grafeno, em uma folha de carbono de apenas um átomo de espessura, é possível fazer a eletricidade fluir.

Antes isso era possível apenas “em circunstâncias muito especiais”. O efeito de geração de corrente pode preparar o caminho para melhores fotodetectores, sistemas de visão noturna, produção de energia a partir da luz solar e capacitores de fluxo*.

O pós-doutorando Nathaniel Gabor, em conjunto com sua equipe de pesquisadores, descobriu que iluminar uma folha de grafeno e dividi-la em duas regiões com propriedades elétricas diferentes, cria uma diferença de temperatura que se torna uma corrente elétrica.

Aí vai um trecho do texto sobre como isso realmente funciona:

“Os elétrons do material, que carregam uma corrente, são aquecidos pela luz, mas a rede de núcleos de carbono que constitui a estrutura central do grafeno continua fria. É essa diferença de temperatura no interior do material que produz o fluxo de eletricidade. Esse mecanismo, apelidado de resposta ‘hot-carrier’ , ‘é muito incomum’.

Essas descobertas podem ajudar a melhores tecnologias de fotodetectores e sistemas de visão noturna, mas, é a produção de energia elétrica que tem o maior potencial a longo prazo. Poderíamos mesmo colocar folhas de grafeno nas laterais de uma casa para gerar energia limpa? As possibilidades são infinitas, e o potencial dessa tecnologia é enorme.

Site: IDG Now!
Data: 17/10/2011
Hora: 16h54
Seção: Mercado
Autor: Joshua Schnell
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/10/13/mit-descobre-que-grafeno-pode-gerar-energia-a-partir-da-luz-solar/