Expansão da IBM ficou abaixo do esperado

19/10/2011

China e Brasil tiveram aumento de 19%, ou 13%, considerando taxas de câmbio constantes, e foram responsáveis por 23% da receita total da empresa.

O lucro e a receita da IBM aumentaram no terceiro trimestre, mas a receita veio ligeiramente inferior ao esperado pelos analistas, levando a temores de que o desempenho das principais economias globais está dificultando o crescimento da IBM.

O lucro líquido da IBM no trimestre foi de 3,8 bilhões de dólares, um aumento de 7%s sobre igual trimestre do ano anterior. A receita ficou em 26,16 bilhões de dólares, expansão de 8%, ou 3% levando em conta as flutuações cambiais. O resultado ficou abaixo dos 26,26 bilhões dólares que eram esperados pelos analistas, segundo pesquisa feita pela Thomson Reuters.

Em conferência para discutir os resultados, o CFO da IBM, Mark Loughridge, salientou a importância dos mercados emergentes para o futuro da empresa. A China e o Brasil tiveram aumento de 19%, ou 13%, considerando taxas câmbio constantes, e foram responsáveis por 23% da receita total da IBM.“Os mercados emergentes, juntamente com outras iniciativas estratégicas, estão determinando a expansão da receita", disse Loughridge.

Durante a teleconferência, os analistas questionaram o fraco desempenho das vendas para os setores público e de serviços financeiros, bem como nos principais mercados globais.

Por setor, a receita da IBM com software totalizou 5,8 bilhões de dólares, um aumento de 13%. As vendas de serviços ficaram em 15,1 bilhões dólares, expansão de 8%. O grupo de Sistemas e Tecnologia arrecadou 4,5 bilhões de dólares, 4% de crescimento. As vendas da IBM's Power Systems se destacaram, atingindo 15%.

Outras iniciativas da IBM parecem estar dando frutos. O faturamento da empresa com Business Analytics cresceu 19%. As iniciativas Smarter Planet atingiram 50% e a receita com nuvem em 2011 já são quase o dobro do que a IBM alcançou em todo o ano fiscal de 2010.

Site: Computerworld
Data: 18/10/2011
Hora: 17h16
Seção: Negócios
Autor: Joab Jackson
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/10/18/expansao-da-ibm-ficou-abaixo-do-esperado/