A Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC) decidiu nesta segunda-feira, 17/10, que a Apple não violou quatro patentes da fabricante rival HTC, que, por sua vez, já afirmou que pretende recorrer da decisão.
A HTC entrou com uma ação junto a ITC em maio do ano passado, alegando que a Apple havia violado patentes relacionadas a métodos de gerenciamento de energia e diretórios de números de telefone usados nos aparelhos móveis da companhia asiática.
Depois, a fabricante pediu que a Comissão proibisse a importação para os EUA de determinados produtos da Apple, que supostamente violassem suas patentes. O processo fez com que a ITC iniciasse as investigações em junho de 2010, que resultaram na decisão inicial publicada dia 17.
A HTC disse que ainda não havia recebido a opinião e análise completa das descobertas da ITC. Mas em uma declaração oficial, a diretora da empresa, Grace Lei, disse que “Esse é apenas um passo de muitos nesses procedimentos legais. Estamos confiantes que temos um caso junto a ITC para os processos de apelação e estamos totalmente preparados para proteger nossa propriedade intelectual.”
Até o fechamento desta reportagem, a Apple não havia respondido ao nosso pedido de comentário sobre o assunto.
Velhas conhecidas
A Apple e a HTC têm estado em disputas por patentes recentemente, com ambas as empresas pedindo para a ITC impedir as vendas dos produtos uma da outra.
A decisão de ontem significa outra negativa para a HTC, após uma derrota em outro caso contra a Apple.
No ano passado, a Apple entrou com um processo contra a HTC, alegando que a rival teria infringido suas patentes. Em julho, a ITC publicou uma determinação inicial a favor da Apple. Se essa decisão for mantida, a HTC pode ser impedida de importar telefones para os EUA.
Site: Computerworld
Data: 19/10/2011
Hora: 14h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/10/19/apple-vence-briga-por-patentes-contra-htc/