Empresas de conteúdos interativos digitais do Rio de Janeiro assinam primeiros contratos com o Cecid

24/10/2011

A assinatura dos contratos das nove empresas cariocas de conteúdos interativos digitais com o Cecid (Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais) aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 20, no Centro Cultural Ação da Cidadania como parte da Semana Sebrae de Tecnologia e Inovação (SNCT). 

Os projetos selecionados foram: Ferramenta de autoria para criação de conteúdo interativo para TV Digital, da Batuque TV Digital, que pretende desenvolver aplicativos para o Ginga sem a necessidade de programação; E-card, da Harmonia Game Studio, que visa criar três jogos para TV digital e estudar um novo modelo de negócio para viabilizá-los na TV aberta; Livro em branco, da SubC Interactive Design, que vai criar um aplicativo para iPad e Android em que o usuário adiciona elementos para criar histórias interativas; Código de Cores, da Finxi, que pretende desenvolver um novo padrão de códigos baseado no QR Code, porém em cores; Realidade virtual de projeção interativa, da AlfaDG, que visa criar um sistema de projeção com detecção de movimentos para criar interação do usuário com o ambiente virtual; Segunda Tela, da O2C, que vai criar uma segunda tela para tablet ou celular e criar uma interação com a programação da TV; Roda de Fora, da Dois Olhares, que pretende desenvolver uma aplicação web para criar e gerenciar clipes de músicos brasileiros; Gastronomia de Rua, da Abbas, aplicativo para celular que visa fazer um mapeamento da gastronomia de rua do estado do Rio de Janeiro; e SmartTaxi, da Prosol, aplicação para chamar táxi via celular com informações personalizadas sobre o usuário.

“A indústria de TI é a vocação do Rio de Janeiro. Com o edital da Finep, o Sebrae ganhou recursos para criar o Cecid e tornar esta vocação uma realidade”, declarou o professor Armando Clemente, diretor do Sebrae-RJ. “Hoje nove empresas deram partida neste processo. Espero que estas nove sejam o início de uma progressão geométrica”, concluiu.

“O Cecid é um projeto liderado pela Riosoft e patrocinado pela Finep e pelo Sebrae-RJ que tem como objetivo principal consolidar o Rio de Janeiro como polo global de convergência digital”, explicou o diretor do Sindicato das Empresas de Informática Benito Paret. O projeto possui ainda apoio de entidades empresarias e instituições de ensino e pesquisa. “O primeiro edital foi lançado de forma pioneira para fornecer ajuda de custo para pequenas e médias empresas. Queremos ajudá-las a desenvolver seus projetos de conteúdos interativos digitais em regime de colaboração com o Cecid, inclusive usando nossas instalações”, declarou Rilton Lucena, programador do Cecid.

Os nove projetos foram selecionados pela comissão fundadora do Cecid formada por membros da Riosoft e do Sebrae-RJ. “A criatividade e a diversidade dos projetos selecionados são um fator forte para fazer do Rio de Janeiro um polo digital”, declarou Ricardo Saur, coordenador do Cecid, durante a cerimônia. “Na indústria dos conteúdos interativos estamos começando no mesmo nível dos outros países. É gratificante ver várias entidades apoiando esta iniciativa. Os nove projetos mostram que é possível juntar nossa criatividade e cultura com esta tecnologia que já dominamos”, concluiu.

Raquel Belém – IAA Comunicação e Eventos