A Symantec anunciou a descoberta de mais um “ataque dirigido” – como são chamados os ataques de hackers voltados para vítimas específicas. Os alvos dos ataques são principalmente empresas do setor químico. O responsável pelo ataque seria um chinês que empregou técnicas de enganação e um código malicioso conhecido como Poison Ivy para obter acesso aos computadores.
O ataque atingiu dez empresas europeias, 12 americanas, além de uma japonesa e outra saudita. Computadores na Argentina foram infectados como parte dos ataques. Segundo a Symantec, o objetivo da ação é coletar informações de propriedade intelectual, como documentos com fórmulas e processos de fabricação dos químicos.
O responsável pelos ataques enviou e-mails contendo o vírus dentro de arquivos ZIP protegidos por senha. O programa era oferecido como uma atualização crítica para softwares da Adobe ou outra atualização de segurança. O uso da senha impedia que sistemas automatizados de proteção analisassem o arquivo.
O hacker também utilizou um servidor virtual privado (VPS) localizado nos Estados Unidos para acessar o software de bate-papo “QQ”, um dos mais populares na China.
Ataques dirigidos normalmente têm como alvo empresas ou indivíduos específicos. No início do ano, a McAfee descobriu um ataque dirigido a várias empresas de energia, principalmente do setor petrolífero.
Site: G1
Data: 02/11/2011
Hora: 19h18
Seção: Tecnologia e Games
Autor:Altieres Rohr
Link: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/golpe-virtual-nitro-ataca-fabricas-de-materiais-quimicos.html