O presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Benito Paret, participou do “Alerj Debate” sobre universalização banda larga, junto com o deputado estadual Gustavo Tutuca.
Entre os tópicos de discussão do programa, Benito Paret destacou alguns dos problemas para ampliação do acesso à internet no estado do Rio de Janeiro, como a questão da infraestrutura, que deve permitir uma internet rápida e confiável, e o conteúdo que precisa ser gerado.
O presidente do Sindicato lembrou que os oligopólios das empresas de telecomunicações acabaram sendo criados à época das privatizações e que o custo para implementação da internet depende do investimento em equipamentos e da redução do ICMS, destacando que o imposto no Rio de Janeiro é o mais caro para banda larga.
Benito Paret sugeriu ainda a criação de um plano local de banda larga, semelhante ao PNBL do governo federal e elogiou a criação da frente parlamentar pelo desenvolvimento de TI na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para aprofundar as discussões em torno da universalização da banda larga.
O programa de tevê “Alerj Debate” vai ao ar às sextas-feiras, às 23h, com reprise aos sábados, às 21h, na TV Alerj. Confira os canais (NET TV) no seu município:
Niterói/São Gonçalo: 12
Rio de Janeiro: 12
Barra Mansa: 96
Resende: 96
Volta Redonda: 13
Nova Friburgo: 97
Petrópolis: 95
Teresópolis: 39
Três Rios: 96
Cabo Frio: 96
Campos: 15
Itaperuna: 61