Portugal recebe terceira edição do Rio Info [Rio Info Portugal]
Portugal está praticamente a acolher a 3ª edição do Rio Info, um evento dedicado às TI organizado pela brasileira Riosoft, com a participação de empresários, executivos, académicos e profissionais. O evento luso – uma extensão da Rio Info 2012, um dos maiores encontros de TI do Brasil que será realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de setembro – pretende incentivar o intercâmbio entre os continentes e abrir as portas da Comunidade Europeia às empresas brasileiras.
Este ano, o evento em Portugal vai decorrer entre os dias 19 e 21 de junho, nas cidades de Lisboa, Aveiro e Porto. Estão programados encontros empresariais, conferências e reuniões com empresas do setor de tecnologia da informação (TI) brasileiras e europeias.
Segundo Alberto Blois, coordenador do evento, a aproximação entre Brasil e Portugal em Tecnologia da Informação ganhou fôlego em 2008 quando algumas empresas brasileiras participaram no Portugal Tecnológico. “Desde então, as parcerias entre instituições europeias e brasileiras têm ocorrido”.
A realidade do mercado brasileiro é diferente da nacional. Basta olhar para os números. Só no Rio de Janeiro existem qualquer coisa como cinco mil empresas de tecnologia, na sua maioria micronegócios. À “Vida Económica”, Alberto Blois explicou que, até agora, as empresas brasileiras, de uma forma geral, não olhavam para o mercado externo, ou seja, focavam-se basicamente no mercado interno. No entanto, Blois acredita que essa tendência está a alterar-se e as empresas de TI procuram agora novas oportunidades no exterior. “A questão é que não sabem muito bem como o fazer. E, por isso mesmo, este tipo de iniciativas são importantes. Porque ajudam as empresas brasileiras a conhecerem novos mercados, nomeadamente o português, mas também mostram aos portugueses o potencial do mercado brasileiro. Funciona nos dois sentidos.” Além do mais, o coordenador do evento admite que Portugal pode ser um excelente país-base para operações na Europa e na África. “Por outro lado, para as empresas portuguesas, o Brasil pode tornar-se numa excelente primeira oportunidade de internacionalização. Afinal, falamos a mesma língua e o nosso mercado é grande…”
Em 2010, na primeira edição do Rio Info Portugal, participaram 16 empresas brasileiras e 60 empresas portuguesas. Já no ano seguinte, o evento consolidou-se e contou com uma delegação brasileira com mais de 30 participantes e cerca 80 empresas portuguesas. “É uma excelente oportunidade para a troca de experiências, apresentação de novas ideias e ampliação de parcerias comerciais internacionais.”
O evento será distribuído pelas três cidades portuguesas e inclui visitas técnicas às empresas locais e espaços desportivos, reuniões sobre setores específicos, conferências e encontros de negócios, com empresas brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. Em parceria com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro) - uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e consolidar a inovação de empresas da região de Aveiro e das empresas de TI em Portugal – haverá encontros empresariais entre brasileiros e portugueses com o objetivo de promover parcerias.
Fonte: Vida Económica
Data: 01/06/2012
Página: 30
Seção: Tecnologias