Terminou a 3ª edição do Rio Info Portugal com balanço positivo [Rio Info Portugal]

06/07/2012

O positivismo dos brasileiros é um sopro de ar fresco no discurso da crise que atualmente assola o panorama nacional, obviamente não só no setor de Tecnologia da Informação. Esta semana, Portugal acolheu a 3ª edição do Rio Info Portugal, um evento dedicado a TI organizado pela brasileira Riosoft, com a participação de empresários, executivos, acadêmicos e profissionais. O evento luso - uma extensão do Rio Info 2012, um dos maiores encontros de TI do Brasil que será realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 de setembro - teve como objetivo incentivar o intercâmbio entre os continentes e abrir as portas da Comunidade Europeia às empresas brasileiras.

Lisboa, Aveiro e Porto foram as cidades que acolheram o evento, que, segundo Alberto Blois, coordenador do evento, se tratou de uma experiência muito proveitosa. "Foi muito importante para a continuidade dos contatos". O responsável ainda não sabe exatamente qual a dimensão dos números que podem estar envolvidos, mas diz ter a certeza de que o processo de internacionalização é um processo "contínuo e uma longa caminhada. Há que continuar com os contatos, há que acompanhar", disse à "Vida Económica".

A expectativa agora é a realização do Rio Info 2012, no Rio de Janeiro, que contará com uma delegação de 15 empresas portuguesas. "É um número importante e interessante sobretudo para a tal continuação dos contatos e criação de novos negócios".

Um dos focos de negócio salientados por Alberto Blois é o denominado "mobile commerce" e comércio por impulso, no qual Portugal tem uma experiência muito grande e para as quais o Rio de Janeiro começa agora a despertar. "Portugal tem uma grande tradição em aplicações móveis. Uma experiência que pode resultar numa grande oportunidade de negócio entre brasileiros e portugueses".

O feedback foi bastante positivo, pelo número de contatos realizados e gerados, pelas perspectivas e pela criação de um "cenário". "O panorama que nos é dado nas notícias é de desânimo, mas aqui não temos essa sensação. As empresas estão atuantes e prontas a criar parcerias com os brasileiros".

Alberto Blois anunciou ainda a criação de uma competição entre "startups" portuguesas cujo prêmio será a participação no Rio Info no Rio de Janeiro. "O objetivo é escolher um representante português para participar em setembro do Salão da Inovação onde vamos ter projetos de 15 estados do Brasil, mais um representante da Argentina, do Uruguai, da Colômbia e de Portugal".

A aproximação entre Brasil e Portugal no setor de Tecnologia da Informação ganhou fôlego em 2008 quando algumas empresas brasileiras participaram no Portugal Tecnológico. "Desde então, as parcerias entre instituições europeias e brasileiras têm ocorrido".

O evento foi distribuído pelas três cidades portuguesas e incluiu visitas técnicas às empresas locais e espaços desportivos, reuniões sobre setores específicos, conferências e encontros de negócios, com empresas brasileiras, portuguesas, francesas e inglesas. Em parceria com a Inova Ria (Associação de Empresas em Aveiro) - uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e consolidar a inovação de empresas da região de Aveiro e das empresas de TI em Portugal - houve ainda encontros empresariais entre brasileiros e portugueses com o objetivo de promover parcerias. "A ideia foi criar uma presença forte da TI brasileira na Europa. Queremos fazer parte do calendário de negócios do TI na Comunidade Europeia. O Rio Info Portugal é uma forma de integrar a comunidade empreendedora de Portugal com Brasil e outros países europeus", afirmou o coordenador do evento, Alberto Blois.

No dia 19 de junho, em Lisboa, os empresários do setor de petróleo participaram de uma visita técnica. No dia 20, em Aveiro, com parceria da Inova Ria, foram realizados encontros empresariais com o objetivo de promover parcerias entre organizações de ambos os países.

Enttry quer investir em Portugal

A Enttry é um claro exemplo da efetiva oportunidade de negócio que pode surgir num evento como o Rio Info. Esta empresa de software brasileira veio a Portugal para investir no mercado nacional, já que, segundo Tony Reis, da Enttry, é um mercado com potencial. "O software que comercializamos, de tarifação de bilhetes, não tem similar no mercado português. Segundo apurámos, os que existem são produtos de outros países e não de língua nativa portuguesa. Acreditamos que os países de língua portuguesa podem criar um bloco muito forte".

A intenção da Enttry é criar um polo de desenvolvimento de software no nosso país em conjunto com os desenvolvedores dos produtos no Brasil. "O objetivo seria desenvolver parte do software em Portugal e outra parte no Brasil."

Para Tony Reis, a mão de obra portuguesa é bastante qualificada, com a mais-valia de que a barreira da língua não existe. "Não entendo porque insistem em dizer que colocam o desenvolvimento na Índia. Não. Um indiano até pode falar português e espanhol... Mas não entende a cultura. Somos convergentes. No mercado do software acreditamos que isso é muito competitivo".

Além do mais, Tony Reis divulgou que Portugal irá ainda servir de entrada para o mercado europeu. "Numa primeira fase, queremos realmente consolidar a nossa atuação em Portugal, mas depois queremos expandir para outros mercados. Até porque os desenvolvedores portugueses já falam outras línguas".

* Texto adaptado ao Português brasileiro

Fonte: VidaEconómica
Data: 03/07/2012
Link: http://www.vidaeconomica.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ve.stories/83011&sid=ve.sections/17&skin=ve:ve:print