Gameficação é nova tendência de marketing digital
Estar presente na web é indispensável para qualquer empresa que deseja se posicionar positivamente no mercado. Para obter sucesso é preciso ter um diferencial que engloba estar em contato diretamente com o público alvo e produzir conteúdo relevante para as redes. A oficina de Marketing Digital, ministrada pela especialista no assunto Martha Gabriel, realizada no primeiro dia do Rio Info 2012, mostrou um panorama do marketing digital no mundo, assim como as tendências do mercado.
Produzir conteúdo diferenciado com foco no público alvo, e para diversas plataformas são uns dos principais desafios enfrentados pelas empresas. Martha Gabriel apontou que para obter melhores resultados é preciso manter o humor, porém com bom senso. Foram apresentados alguns casos de empresas que tentam consertar erros na web, mas não fazem da forma correta. “Não adianta justificar na internet se o produto ou serviço que a empresa entrega é ruim”.
Martha Gabriel lembrou que hoje é muito mais fácil receber informação. Cada vez mais estamos on-line pelos mais variados dispositivos, e na web as empresas precisam ser criativas para se destacar. “A tecnologia aproxima as pessoas. Estamos conectando com a alma. É muito mais importante ter atenção do que audiência”, diz Gabriel.
A palestrante afirmou que o público alvo não é mais o mesmo, o que faz com que as empresas busquem soluções para se renovar. Uma das novas tendências do mercado de marketing, e que estão mostrando bons resultados, é a gameficação. “Este tipo de marketing é importante porque ganha capital social e, consequentemente, capital financeiro”, conclui.
Se bem usada, a web pode ser fator decisivo para a escolha da marca. “A internet é um canal importante para a escolha de compra do consumidor, e atua diretamente no share-of-mind, ou seja, a primeira marca pensada no cliente a respeito de um determinado produto ou serviço”, diz a especialista.
Confira as principais estratégias que foram abordadas na palestra: cibridismo, mobilidade, Real Time Web, geo-location, Internet das coisas, busca, vídeo, realidade aumentada, social everything, links transmídia e marketing de relacionamento.