Financiamento colaborativo é alternativa para empreendedores que precisam captar recursos

06/09/2012

Um novo jeito de captar recursos está começando a se destacar no Brasil. O Crowdfunding permite aos empreendedores conseguirem de forma colaborativa com pessoas físicas ou jurídicas levantar capital para seus projetos. Esta nova prática foi discutida na palestra “Como o Crowdfunding pode Ajudar a Viabilizar seus Projetos de Tecnologia”, ministrada por Murilo Farah, cofundador da Benfeitoria; e Vanessa de Oliveira, sócia-fundadora do Movere.me. O debate foi mediado por Gustavo Pereira, vice-presidente da Associação Brasileira das Agências Digitais do Rio de Janeiro (Abradi-RJ).

Em tempos onde a inovação é o grande diferencial para uma empresa se destacar no mercado, o crowdfunding é uma das alternativas para conseguir a verba necessária para dar o ponta pé inicial no projeto. Diferente de outros tipos de financiamento, como os de investidores anjo e aceleradoras, onde em troca do investimento é pedido alguma porcentagem do lucro da empresa, o empreendedor que optar pelo crowndfunding pode oferecer aos que colaborarem algumas recompensas como camisas, serviços ou o próprio produto que pretende produzir, por exemplo.

Em sua maioria, esse tipo de investimento é feito por pessoas físicas. Mas com a consolidação e os resultados obtidos, o crowdfunding também está conquistando grandes empresas que querem viabilizar boas ideias. “Para se começar qualquer projeto é preciso, além de muita dedicação, alguma verba inicial. O crowdfunding é a fagulha para o começo”, diz Vanessa Oliveira, do Movere.me, plataforma de financiamento coletivo.

O grande diferencial deste tipo de atração de recursos é a capacidade de mobilizar uma quantidade significativa de potenciais clientes, fazendo com que eles também se sintam parte do projeto.

Outra possibilidade que o crowndfunding proporciona é a captação de recursos para projetos que ainda não foram colocados em prática, o que para outros tipos de investimento é muito difícil. “As ideias geniais são as mais simples. Para se conseguir uma boa captação de recursos é necessário passar credibilidade”, revela Murilo Farah, do Benfeitoria, site de engajamento coletivo em projetos.