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Para a área de evangelistas, três autores e livros são essenciais: Steve Blank, com “The Four Steps to the Epiphany”, Eric Ries, com “A Startup Enxuta”, e Alexander Osterwalder, com “Business Model Generation”.
Além desses, é bom conhecer também o “Running Lean”, de Ash Maurya, o “Atravessando o abismo”, de Geoffrey Moore, e os livros do Clayton Christensen, como o “O Dilema do inovador”. Ainda quanto aos evangelistas, algumas referências menos densas como Brant Cooper, com “The Lean Entrepreneur”, e Jessica Livingston, com “Founders at Work”, também são interessantes.
A área de executores é formada pelos artistas. Além dos óbvios Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezzos e Jerry Yang, é importante ressaltar algumas novas referências como Marc Andreessen (Netscape), Steve Blank (da E.piphany), Max Levchin e Peter Thiel (do PayPal), Jack Dorsey (Twitter), Elon Musk (Tesla e SpaceX) e Marisa Mayer (Yahoo). A boa notícia é que um dos melhores livros que já li nesta área é brasileiro: “Sonho Grande”, da Cristiane Correa.
Os investidores de risco, cujo papel é muitas vezes incompreendido, têm habilidade cirúrgica para cortar o que é irrelevante e decidir sempre pelo imperativo do lucro e do retorno sobre o capital investido. Isto é a única coisa que mantém o sistema saudável no longo prazo. Muitas vezes os investidores não publicam livros, mas blogam. Por isso, é possível aprender bastante com alguns deles, como Dave McLure, Paul Graham, Brad Feld, Mark Suster, Mark Andreessen/Ben Horowitz e Fred Wilson.
Para quem quer ainda assim ler livros, temos “The Hard Thing about Hard Things: Building a Business When There Are No Easy Answers”, do Ben Horowitz, “Hackers & Painters: Big Ideas from the Computer Age”, do Paul Graham, e “The Startup Game: Inside the Partnership between Venture Capitalists and Entrepreneurs”, do William Draper.
Com os praticantes, tudo o que você leu se materializa. Você precisa entender como descobrir quem é seu cliente, qual é o seu produto, como fazer produtos, medir, fazer marketing digital e desenvolver software, além da experiência de usuário e análise de dados. Neste contexto, o primeiro e mais importante livro é o “Inspired”, de Marty Cagan, que disseca o processo de desenvolvimento de produtos digitais. O “Guia do Fundador de Startups”, do Steve Blank, também tem insights importantes. Depois disso, minha sugestão é megulhar no “Lean Analytics”, do Alistair Croll e do Ben Yoskovitz.
Para marketing digital, “Made to Stick: Why Some Ideas Survive and Others Die”, do Chip Heath, e “Positioning”, do Olivier Blanchard. Seth Godin tem pelo menos cinco bons livros, vale a pena ler no mínimo o “Permission Marketing”. Sobre experiência de uso, um livro leve é o “Lean UX”, do Jeff Gothelf. Sobre o funcionamento da cabeça do seu cliente, eu gosto muito do “Thinking Fast & Slow”, do Daniel Kahneman.
Talvez essa lista pareça impossível, mas uma boa estante e uma estratégia de aprendizado continuado são seus principais aliados na trajetória de se tornar um empreendedor digital de sucesso. Esse negócio não é uma corrida curta, mas uma “ultra maratona cross country”. Para ter sucesso você tem que combinar resiliência, aprendizado e análise ágil de contexto.
Fernando de La Riva é especialista em negócios digitais e sócio da Concrete Solutions.
Site: Exame
Data: 25/04/2014
Hora: 11h40
Seção: PME
Autor: Fernando de La Riva
Foto: Getty Images
Link: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/o-que-todo-empreendedor-digital-deve-ler