O número de malware para Android continua aumentando, mas ainda assim não será tão fácil você ser infectado. A empresa de segurança F-Secure divulgou o seu relatório trimestral sobre malware móvel com base em dados extraídos de usuários do app móvel da empresa.
Entre 1 de janeiro e 31 de março, a F-Secure identificou 275 novas famílias de ameaças - ou novas versões de famílias antigas - para Android, em comparação com apenas uma encontrada para ambos iOS e Symbian. Dessas ameaças, 91% foram classificadas como malware, enquanto que o restante foi chamado de "aplicativos potencialmente indesejados", que poderiam colocar os dispositivos em risco, se mal utilizados.
No entanto, apesar do montante elevado de malware móvel com foco em Android, a empresa de segurança afirma que o número chega nem perto do problema que as ameaças causam em computadores pessoais. E, enquanto o número de ameaças voltadas para usuários individuais pode ser particularmente baixo, o que realmente interessa no relatório da F-Secure é a forma como o malware avançado para Android está se transformando.
Os caras maus estão ficando cada vez melhores...
A maioria dos malwares para Android são projetados para tentar enviar mensagens de texto para números premium ou introduzir algum outro tipo de ameaça para roubar dinheiro da vítima, por exemplo.
Mas novos tipos de malware em particular, identificados nos últimos meses, incluíam um Cavalo de Troia bancário baseado em Windows que tenta instalar um malware em dispositivos Android quando conectados a um PC infectado via USB. O primeiro Trojan parecia tentar usar o cliente Orbot Tor do Android para se conectar a servidores de comando e controle de uma botnet.
Também surgiu o primeiro aplicativo cryptominer, que tenta silenciosamente "mineirar" moedas virtuais para o cibercriminoso.
E, finalmente, o primeiro bootkit para Android foi descoberto em janeiro. A ameaça reside na memória dos dispositivos infectados e se auto executa no início da fase de carregamento do sistema operacional e, muitas vezes, é de difícil detecção e remoção. A maioria dessas infecções foram vistas na China.
...mas não se preocupe muito com isso
Apesar de todos esses avanços da tecnologia malware, as chances de você ser infectado ainda são bem baixas. Mas vale lembrar que, se você quer se sentir realmente seguro contra malwares e outras ameaças móveis, existem algumas medidas que você pode tomar - e a maioria delas envolve o bom senso com relação ao uso do seu dispositivo.
Utilize um bloqueio de tela para que os outros não possam acessar o seu dispositivo e tentem instalar um aplicativo malicioso nele. Configure o Android Device Manager para que você possa alterar a senha do dispositivo remotamente ou limpar o seu celular em caso de roubo.
Mais importante ainda, baixe aplicativos e arquivos APK somente de fontes confiáveis, como a Google Play. A loja online do Google não é à prova de balas e, às vezes, você pode cair em alguma armadilha (vide o Virus Shield). Mas as chances de fazer o download de algum malware via Google Play são muito, muito, muito baixas, especialmente se você escolher instalar aplicativos conhecidos de marcas e desenvolvedores de sua confiança.
Por último, verifique as solicitações de permissão antes de instalar ou atualizar aplicativos. O app do meu banco recentemente foi atualizado e pedia para ler o meu registo de chamadas. Esse é um dos muitos aplicativos que parei de usar recentemente devido a solicitações de permissões com as quais eu não concordava.
Se você quiser, pode baixar um app antivírus como o F-Secure Mobile Security ou o Lookout Security & Antivirus. Dentro desses aplicativos é possível comprar diversas ferramentas para Android, como o de limpeza remota.
Você poderia conseguir o mesmo recurso em outros aplicativos gratuitos, mas o que muitos deles fazem, na verdade, é apenas verificar se o seu dispositivo está infectado com algum malware.
Site: IDG Now!
Data: 29/04/2014
Hora: 17h23
Seção: Mobilidade
Autor: Ian Paul
Link: http://idgnow.com.br/mobilidade/2014/04/29/android-e-alvo-de-99-dos-novos-malware-moveis-diz-f-secure/