Inovação é um esforço constante

30/04/2014

A inovação é uma constante nos meios eletrônicos de pagamento e intensificou-se nos últimos dois anos, permitindo ao setor um salto tecnológico. Os dispositivos móveis se consolidaram como o principal instrumento de onde partem as inovações, não apenas das operadoras, mas também de instituições financeiras, bandeiras de cartões de crédito e fabricantes de equipamentos. O pagamento "contactless", viabilizado pela tecnologia NFC (Near Field Communication), já começa a se materializar em cartões de crédito ou carteiras eletrônicas dos celulares.

"A ideia é não mudar a experiência do usuário, a única diferença é a substituição do cartão físico por um cartão no chip SIM card da operadora", diz Sérgio Muniz, diretor de Telecom da Gemalto, que fornece o chip NFC e a plataforma Trusted Service Manager, que faz a integração dos bancos com as operadoras.

A tecnologia NFC também está sendo avaliada pelo segmento de seguros, após o Conselho Nacional de Seguros Privados editar a Resolução CNSP 294, de 2013, que oficializa a utilização de meios eletrônicos, transações de seguros e de previdência complementar aberta.

Segundo Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros, a indústria de seguros sempre foi intensiva em processos e emissão de documentos, que representam custos de 40%, o que inviabiliza produtos de baixo prêmio. "Com a introdução de novas tecnologias, como o NFC, esses custos podem cair para 10%. Vamos lançar em maio uma solução para emitir títulos por meio eletrônico, com código de barras no smartphone, e o cliente faz o pagamento em um POS com NFC", diz Velasques.

Os ambientes de autoatendimento também ganham uma série de novos recursos, principalmente voltados para a segurança. A OKI do Brasil - parceria entre a Itautec e a japonesa OKI Electric - lançou o Mobicash, que permite ao usuário iniciar a transação de saque e transferência no dispositivo móvel fora do ambiente bancário, com mais privacidade e segurança. Depois, basta aproximar o celular da interface do ATM com NFC e validar a operação biometricamente com a impressão digital. Segundo João Lo Ré, gerente executivo de produto automações da Oki do Brasil, a solução já tem patente requerida no país.

A BRScan desenvolveu, em parceria com a Prosegur, uma solução para caixa eletrônico com reconhecimento facial, tecnologia que pode ser utilizada para a diminuição de eventos conhecidos como "saidinhas de banco". Segundo Leonardo Dias, sócio diretor BRScan, a solução é baseada em um modelo matemático robusto, que pode reconhecer até 12 pessoas simultaneamente, utilizando uma base de dados de 400 mil faces em um segundo.

Em parceria com a Claro, o Bradesco lançou o Meu Dinheiro Claro, conta pré-paga que permite, por meio de qualquer celular, ao cliente fazer depósitos, transferências, pagamentos de contas na rede da Cielo e saques, entre outras transações. Segundo Márcio Henrique Parizotto, diretor de cartões do Bradesco, os depósitos e saques podem ser efetuados em uma rede de mais de 47 mil correspondentes bancários.

"Trata-se de um instrumento de inclusão financeira de não bancarizados", diz Parizotto. Para a população bancarizada, o Bradesco já oferece cartões com NFC há um ano e meio a clientes do segmento Prime, de alta renda. E realiza testes de carteira eletrônica com NFC com celulares da Claro, da TIM e da Vivo.

A Cielo lançou em abril a solução Pagamentos na Moeda de Origem, que será oferecida em 200 mil pontos de venda ativos no Brasil, com foco nas cidades-sede da Copa. O produto faz a conversão dinâmica de câmbio, permitindo que estrangeiros em visita ao Brasil realizem seus pagamentos com cartão de crédito na moeda de seu país de origem, no ato da compra, direto nas máquinas da Cielo. "São mais de cem moedas aceitas pela plataforma", diz Dílson Ribeiro, vice-presidente de produtos e negócios da Cielo.

Site: Valor Econômico
Data: 29/04/2014
Hora: 05h
Seção: Empresas
Autor: Carmen Nery
Link: http://www.valor.com.br/empresas/3529964/inovacao-e-um-esforco-constante