Primeira cidade do Brasil a adotar um portal de relacionamento à moda dos que já são empregados por bancos e redes sociais, o site Carioca Digital será um dos destaques do painel “Serviços Digitais para o Cidadão”, a ser apresentado em 12 de maio, primeiro dia da Rio Wireless — um dos principais eventos do Brasil ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
De acordo com Ricardo de Oliveira, presidente da IplanRio, Empresa Municipal de Informática da Cidade do Rio de Janeiro que criou o projeto, será necessário investir quatro milhões de reais ainda este ano para que o Portal siga o curso de desenvolvimento planejado. “No ano passado, para construção do portal, foram investidos mais de R$ 4 milhões. E, até o final de 2014, está previsto um investimento total de mesmo valor para o aprimoramento da ferramenta, tais como aplicativos para celulares, atualizações de GPS e novos serviços”, afirma.
O Carioca Digital é um portal único onde o usuário, por meio de sua respectiva conta no sistema, pode acessar todos os serviços on-line oferecidos pela prefeitura carioca. Entre eles: boletim e índice de desempenho escolar dos filhos, multas de trânsito, agenda cultural, mapa de equipamentos públicos e situação fiscal de imóveis. Até o final do ano, os moradores da capital fluminense poderão ainda realizar agendamento de consultas médicas, com acesso contínuo ao seu prontuário, além de acompanhar suas demandas junto ao município por meio dos respectivos números de protocolo.
Segundo o presidente da IplanRio, esse portal representa uma inovação não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. "O Carioca Digital pretende ser uma nova maneira de a Prefeitura se relacionar com o cidadão, e vice-versa – conferindo às pessoas uma nova visão de cidadania com relação ao poder público", diz Oliveira.
O sistema entrou no ar no começo de abril e, até agora, já são mais de 5 mil usuários cadastrados. De acordo com o presidente da IplanRio, o Carioca Digital faz parte do projeto Rio Cidade Inteligente, que “até 2016 pretende investir cerca de R$ 830 milhões em aplicações de dados e infraestrutura de tecnologia como um todo”.
Site: Convergência Digital
Data: 09/05/2014
Hora: -------
Seção: Inclusão Digital
Autor: ------
Link:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36703&sid=14#.U20thoGrrkU