O Brasil assumiu o 4° lugar no ranking dos países mais afetados por malwares bancários, perdendo só para os Estados Unidos, Japão e Índia, de acordo com
estudo realizado pela empresa de segurança Trend Micro. Embora seja preocupante o País estar no topo da lista, ele está melhor do que no ano passado, quando ocupava a segunda posição com 12% dos ataques globais (agora o percentual é de 7%).
Apesar disso, a empresa ressalta que os números altos que finalizaram o ano passado poderiam ser atribuídos à temporada de férias e final de ano, quando os criminosos focam em compradores online.
De acordo com o levantamento, os cibercriminosos continuam desenvolvendo novas maneiras de obterem lucros financeiros com ataques e passaram a ter uma abordagem não tradicional na seleção de alvos improváveis, como por exemplo, ameaças avançadas para terminais de ponto de venda (PoS) e a exploração de desastres. Apesar de bem protegidos, estes novos alvos estão na mira de criminosos ao redor do mundo.
Pesquisadores de ameaças da Trend Micro também identificaram também que malwares orientados para operações bancárias online continuam a prosperar com o surgimento e a modificação de novas famílias de malware, cada uma com diferentes alvos e variações de técnicas anti-detecção - embora o número deste tipo de malware diminuiu no mundo todo, inclusive no Brasil.
Quem não diminuiu o ritmo de crescimento foram as ameaças voltadas para dispositivos móveis, alcançando 2 milhões nesse trimestre. A explosão de “aplicativos reembalados” – aqueles que foram maliciosamente modificados para passar pelos recursos de segurança do Android – também contribuem para o enorme aumento de volume de malware para dispositivos móveis e aplicativos de alto risco.
"O primeiro relatório trimestral deste ano joga luz no submundo cibernético, onde cibercriminosos criativos continuam a encontrar novas oportunidades para cometer seus crimes", disse Raimund Genes, CTO da Trend Micro. "Para se manter protegido contra essas ameaças cibernéticas em constante evolução, os usuários devem ser diligentes na utilização das melhores práticas ao navegar na Internet, especialmente quanto a realização de transações financeiras online."
Site: IDG Now!
Data: 15/05/2014
Hora: 15h53
Seção: Internet
Autor: ------
Link:
http://idgnow.com.br/internet/2014/05/15/brasil-assume-4b0-lugar-na-lista-dos-mais-afetados-por-malwares-bancarios/