Exército e Serpro assinam acordo para garantir segurança cibernética durante a Copa

29/05/2014

Brasília - Garantir a segurança cibernética durante a Copa do Mundo é um dos objetivos do acordo de cooperação assinado esta semana entre o Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (CBCiber) e o Serviço Federal da Processamento de Dados (Serpro). A medida é importante porque o CDBCiber acaba de completar o treinamento dos destacamentos remotos da área de cibernética nas cidades-sedes dos jogos do mundial.

O coordenador-geral de Segurança de Informação do Serpro, Ulysses Machado, segundo informações da imprensa do órgão, disse que os técnicos farão algumas visitas ao centro do Exército e que “o nosso próprio serviço de respostas a ataques estará à disposição”.

O chefe do CDCiber, general-de-divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho, afirmou durante a assinatura do acordo, estava sendo oficializada uma parceria que já existia de maneira informal entre o Centro do Exército e o Serpro.

Os dois órgãos estão planejando também expandir sua cooperação para ministrar cursos de computação forense e o desenvolvimento mais seguro de sistemas.

Ontem, o Ministério das Relações Exteriores divulgou que desde segunda-feira à noite, o sistema de e-mail institucional que tem a terminação @itamaraty.gov.br está bloqueado. Foi uma medida de segurança motivada por ataques de hackers nos últimos dias. A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República estão investigando o caso, que mostra o quão vulnerável é a troca de informações entre Brasília e as representações brasileiras no exterior, como embaixadas e consulados.

O Itamaraty não soube dimensionar o que pode ter sido acessado pelos hackers, mas afirmou que apenas os dados nas caixas de e-mails dos funcionários foram acessados. Não houve ataques ao site do Itamaraty, ou às contas nas redes sociais.

Site: O Globo
Data: 28/05/2014
Hora: 13h34
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/exercito-serpro-assinam-acordo-para-garantir-seguranca-cibernetica-durante-copa-12631738