Mercado de Bitcoin chama atenção de empreendedores brasileiros

29/05/2014

Atualmente, mais de 12,7 milhões de bitcoins estão em circulação no mundo. Para se ter uma ideia do volume financeiro, pela cotação do último dia 26 de maio, o valor exato correspondia a quase R$ 14 bilhões. Ou seja, a moeda virtual conquista cada dia mais usuários em todos os continentes. No Brasil, transações com a moeda virtual ainda é pouco expressiva, seja pela falta de informação ou pela falta de canais que ofereçam a opção de uso.

Observando este cenário nascente de oportunidades, algumas startups no Brasil se movimentam para oferecer soluções inovadoras e facilitar as transações com a moeda virtual no país.

Pagcoin

Uma delas é a Pagcoin, criada para permitir que operações de e-commerce aceitem a nova moeda virtual sem riscos. Ao comprar em uma loja virtual com o sistema do Pagcoin, o usuário paga em bitcoin e a transação é convertida automaticamente e depositada na conta bancaria do vendedor.

Com implantação, o novo sistema também tem baixo custo operacional por transação (fixado em 1% do valor convertido). Essas transações são feitas pelo novo gateway e reduzem os gastos em, no mínimo, 60% – se comparadas às realizadas com operadoras de cartões de crédito.

Outra vantagem para o lojista é a possibilidade de aderir à nova tecnologia sem ter de investir em infraestrutura, tampouco nas transações que envolvem a alta variação da moeda virtual. “Nós assumimos todo o risco, ficamos com as Bitcoins, acompanhamos as taxas de câmbio, convertemos a moeda e efetuamos o depósito bancário. Ou seja, nada muda para a loja, que continuará a receber em Reais, de maneira rápida e transparente”, detalha Oliveira, fundador da Pagcoin.

Poup

Criada com o objetivo de dar dinheiro de volta para usuários que compram em lojas da sua rede de parceiros, o Poup também explora a onda de possibilidades que o Bitcoin oferece no Brasil. Agora, ao acumular R$30,00 de saldo para saque no Poup, os usuários também contam com a possibilidade de converter este valor direto para Bitcon.

Para Carlos Botelho, um dos fundadores do Poup, a solução oferece aos brasileiros uma oportunidade segura e sem riscos para começar a adquirir bitcoins. “Ao comprar com um cupom de desconto do Poup, os usuários acumulam de volta uma quantia de 1% até 5% do valor da compra e podem utilizar deste valor para comprar bitcoins. Ou seja, o usuário utiliza apenas o dinheiro que já ganhou de volta com suas compras online para começar a investir em Bitcoins.”

Atualmente o Poup trabalha com mais de 100 lojas cadastradas. Seus parceiros são as grandes marcas que representam mais de 70% do volume de vendas online do Brasil.

Site: R7
Data: 28/05/2014
Hora: 10h11
Seção: Tecnologia e Ciência
Autor: ------
Link: http://noticias.r7.com/dino/tecnologia-e-ciencia/mercado-de-bitcoin-chama-atencao-de-empreendedores-brasileiros-28052014