<
O “Na Área Vidigal”, bem como todas as futuras instâncias do projeto, baseia-se no buscador Bing, da Microsoft, e tem por meta realizar o mapeamento da comunidade contando com o apoio dos próprios moradores que, munidos de smartphones com câmeras e GPS, destacarão pontos de interesse no entorno de suas residências ou locais de trabalho.
— Vamos mapear até o final do ano todas as comunidades pacificadas da cidade do Rio de Janeiro — prevê Lúcio Tinoco, diretor de engenharia do Bing, que foi o idealizador do projeto após indagar como é que os moradores e visitantes de uma comunidade conseguiam encontrar atrações especiais e estabelecimentos de qualidade nesses locais. — Essas informações eram passada de boca a boca. Com o projeto Na Área, não só eles como também qualquer pessoa no mundo poderá conhecer melhor a comunidade, seus pontos de interesse, atrações e estabelecimentos comerciais e turísticos bastando acessar o buscador Bing.
O projeto já está on-line, onde pode-se conhecer mais detalhes da iniciativa, fotos e exemplos de buscas locais.
— O que queremos é inserir essas comunidades no mapa oficial da cidade, aumentando a integração desses núcleos ao restante do Rio. Usando recursos da iniciativa privada, fomentamos políticas públicas e estamos tendo sucesso com outros parceiros. São o que chamados PPPP, Parcerias Público-Privadas Participativas — diz Eduarda La Rocque, presidente do Instituto Pereira Passos.
A primeira fase do projeto inclui três comunidades cariocas: Vidigal, Manguinhos e Maré, onde vivem 180 mil pessoas. E nas fases seguintes, o escopo abrangerá o mundo inteiro, contemplando sem seguida comunidades carentes na África do Sul e na Índia.
O time de 20 engenheiros da Microsoft dedicado ao Bing dará atenção à privacidade dos moradores, “pixelando” rostos e placas de automóveis antes das imagens entrarem no banco de dados do sistema, cuja resolução será o dobro daquelas do Google Street View, principal concorrente.
O Bing contará com informações agregadas de parceiros internacionais como FourSquare, TripAdvisor e dos sistemas de mapeamento e navegação no Nokia HERE.
Site: O Globo
Data: 27/05/2014
Hora: 20h22
Seção: Tecnologia
Autor: Carlos Alberto Teixeira
Foto: Carlos Alberto Teixeira
Link: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/microsoft-lanca-no-rio-projeto-na-area-para-mapear-comunidades-carentes-12624147