As implementações de serviços de computação na nuvem e do big data estão impulsionando o ano de 2014 da EMC Brasil, revela o presidente da empresa, Carlos Cunha. Segundo ele, o momento é o de apostar em serviços baseados no modelo da cloud híbrida - com maior parte dos serviços na nuvem privada, mas já com um olhar para a nuvem pública, para as aplicações não consideradas estratégicas.
A virtualização, que é o primeiro passo para usar cloud, já é uma realidade. "Esse processo já está bastante adiantado nas empresas. O caminho, agora, é ir para a orquestração para melhor aproveitar os recursos da nuvem". Com relação ao big data, Cunha diz que duas verticais se destacam: telecos e bancos. A primeira com o uso do dado para geração de novas receitas. As instituições financeiras buscando aprimorar a segurança dos seus sistemas.
O presidente da EMC Brasil admite que ainda há confusão entre big data e Analytics, mas sustenta que também no melhor trato da informação, o amadurecimento do mercado nacional é realidade. "Já há trabalhos em andamento para o tratamento de dados. O nosso desafio é encontrar mão de obra especializada, em especial, o cientista de dados. Estamos muito aquém nessa área", destaca. Assista a entrevista de Carlos Cunha à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o CIAB 2014, que acontece nesta semana, em São Paulo.
http://www.youtube.com/watch?v=4RdG7RcXhCg
Site: Convergência Digital
Data: 05/06/2014
Hora: 13h33
Seção: Hotsite Cloud Computing
Autor: Ana Paula Lobo e Roberta Prescott
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36939&sid=97#.U5C1p3JdVjU