Nos próximos dias, apenas um assunto estará em pauta no Brasil, a Copa do Mundo. Da política à economia, tudo irá girar em torno do evento e da seleção brasileira. Para o comércio eletrônico nacional, pode ser uma oportunidade de alavancar as vendas no período, mesmo para pequenas lojas virtuais que não são especializadas em artigos esportivos ou em produtos do Brasil.
De acordo com Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada, plataforma de criação de loja virtual grátis com mais de 60 mil empreendedores – o comércio eletrônico deve levar comodidade ao cliente que não quer sair de casa em período de grande movimento, assim como aproveitar a competição e a comoção nacional para fazer promoções especiais e oferecer produtos exclusivos.
“Pesquisas mostram que o comércio é o terceiro segmento que mais irá lucrar com a Copa, atrás de hotelaria e alimentação. O e-commerce também deve abocanhar grande parte deste movimento”, explica. Para a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento no período deve ser de 30%.
Veja a seguir sete passos para pequenas lojas virtuais ampliarem as vendas durante a Copa do Mundo:
1 - Faça promoções especiais
Ao longo da Copa do Mundo, levar a temática para dentro da loja virtual é uma forma de o consumidor se interessar ainda mais pelos produtos. Além de investir em artigos das cores verde e amarelo, você pode personalizar o layout da loja para o evento.
2 - Interaja com esta grande competição
Ofereça, por exemplo, descontos se o Brasil ganhar uma partida ou se fizer um gol. Na dúvida, coloque na promoção os produtos que estão no estoque há bastante tempo, afinal mercadoria parada é dinheiro perdido.
3 - Amplie estoque
Invista em artigos personalizados, mas não apenas nas camisetas e bandeiras. Produtos para escritório e casa também são procurados.
4 - Reforce o mix com produtos de outras nacionalidades
Embora os artigos de maior destaque são do Brasil, pense em mercadorias de outras nacionalidades. Muitos brasileiros irão assistir a jogos de outras seleções e podem querer comprar um item dos times estrangeiros.
5 - Não se iluda em cobrar caro para lucrar mais.
O ideal é que você construa uma reputação com seus clientes, que traga boa relação custo benefício e faça ele voltar mais vezes para sua loja virtual.
6 - Busque clientes
Defina seu público e mãos à obra. Redes sociais, Google, blogs, banner em outros blogs relacionados aos seus produtos, comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre e e-mail marketing são algumas formas de divulgação que funcionam bem para lojas virtuais.
7 - Cuidado na hora de fazer publicidade
A Fifa tem uma lista de palavras que são apenas de uso dela, como Copado Mundo, Fifa e Copa. Se você for investir em links patrocinados, use a imaginação.
Site: Computerworld
Data: 05/06/2014
Hora: 10h13
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.com.br/negocios/2014/06/05/copa-do-mundo-acoes-para-pmes-virtuais-lucrarem-durante-os-jogos/