<
O Google estuda incluir um alerta no final de cada página de resultados para avisar usuários europeus sobre links removidos com base no “direito de ser esquecido”, segundo o jornal britânico The Guardian.
A exclusão de links que direcionem pessoas para material considerado inadequado ou irrelevante sobre determinado usuário foi determinada há quase um mês pelo Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE). Para tanto, os usuários devem informar quais páginas desejam retirar dos resultados do buscador por meio de um formulário on-line do Google, disponibilizado no final de maio. Os pedidos são analisados pelo próprio Google e, em casos controversos, por órgãos reguladores locais.
De acordo com o jornal britânico, o Google pretende alertar os usuários da busca sobre a razão para exclusão de determinado link, da mesma forma que a empresa já faz em casos que envolvem violação de direitos autorais.
Na segunda-feira passada, o Google informou que recebeu 41.000 solicitações de retirada de links na Europa. A maioria delas, segundo a empresa, foi enviada por pessoas condenadas na Justiça. A empresa recentemente anunciou a formação de comitê, por diversas pessoas influentes na internet, que avaliará o impacto da decisão na qualidade das buscas do Google em países europeus.
O Google só cumprirá a decisão nos países da União Europeia, o que significa que os links somente serão retirados nas versões locais do buscador. Na versão internacional do Google e nos buscadores de outros países fora da União Europeia, como no Brasil, os links continuarão sendo exibidos normalmente. Além do Google, outros buscadores que atuam na região, como o Bing, também são obrigados a cumprir a decisão.
Site: Veja
Data: 09/06/2014
Hora: 14h57
Seção: Europa
Autor: ------
Link: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/google-pode-sinalizar-resultados-de-busca-afetados-pelo-direito-de-ser-esquecido