Rio ganha maior rede comunitária de educação e pesquisa da América Latina
10/06/2014
Com uma extensão que atinge cerca de 305 km de fibras ópticas e 85 pontos de conexão interligando 51 instituições de ensino, pesquisa, hospitais e pontos de cultura foi inaugurada na última quinta-feira, 5 de junho, a maior rede acadêmica metropolitana da América Latina, a Rede Rio Metropolitana.
Desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a nova infovia proporcionará o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa e a troca de informações utilizando uma capacidade agregada que pode atingir 1,9 Tb/s.
A iniciativa contou com investimentos de cerca de R$ 22 milhões da RNP e da Faperj e compõe o projeto nacional Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que vem disponibilizando acesso à internet de altíssima velocidade em instituições acadêmicas de todo o país.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Auditório Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e contou com a presença de autoridades do MCTI, Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de diretores da instituição de ensino e outras organizações.