Robôs feitos no Brasil atuam na manutenção da rede elétrica

11/06/2014

A tecnologia que permite detectar pontos de corrosão em cabos de alumínio com a ajuda de robôs, desenvolvida pelo CPqD em conjunto com a Light, distribuidora de energia elétrica da cidade do Rio de Janeiro, agora, está disponível para todas as empresas do setor elétrico. Um contrato assinado na semana passada, no Rio de Janeiro, entre o CPqD, a Light e a Engelmig permitirá oferecer às concessionárias de energia do país o serviço de manutenção preditiva de linhas de transmissão, que tem como base o Sistema de Detecção de Corrosão (SDC).

Essa tecnologia de ponta foi desenvolvida pelo CPqD a partir de um projeto da Light, dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com investimento de cerca de R$ 2,3 milhões. A principal inovação do sistema são os robôs que operam em linhas de transmissão energizadas para detectar os pontos de corrosão nos cabos de alumínio.

Equipados com sensores eletromagnéticos e câmeras de vídeo, os robôs trabalham em linhas de transmissão de até 345 kV, fazendo a varredura do vão na velocidade média de 30 metros por minuto. Um software especializado analisa os dados coletados pelo robô e apresenta um laudo com as condições encontradas nas linhas inspecionadas.

O Sistema de Detecção da Corrosão evita o risco de acidentes e interrupções no sistema decorrentes do rompimento de cabos e aumenta a eficiência na detecção dos trechos comprometidos. Além disso, reduz a retirada desnecessária de lances de cabos, uma vez que, atualmente, a avaliação da integridade dos cabos das linhas de transmissão é feita por meio de inspeção visual.

Hoje, a Light é a única empresa brasileira a utilizar essa tecnologia. Com o contrato firmado na semana passada, a Engelmig está sendo licenciada para prestar o serviço de manutenção preventiva de redes para outras concessionárias de energia - o que será feito em parceria com o CPqD, utilizando a tecnologia desenvolvida com a Light.

Fonte: CPqD
Site: Convergência Digital
Data: 10/06/2014
Hora: 14h44
Seção: Inovação
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36976&sid=3#.U5dpBHJdXfI