CIOs perderam o controle de 34% do orçamento de TI no Brasil

17/06/2014

A maioria das empresas da América Latina está confiante de que deve aproveitar as oportunidades da economia digital, mas  42% dos gestores de Tecnologia da Informação assumem não possuir habilidades e capacidades de TI para enfrentar os desafios que essa nova era impõem, revela pesquisa feita pelo Gartner. O levantamento aponta ainda que 26% das empresas acham que não estão prontas para "domar o dragão digital".

O estudo constata também que, em média, 25% dos gastos com TI já estão fora do orçamento da área (26% globalmente). No Brasil, esse percentual chegou a 34%, o que significa que as áreas de negócios estão cada vez mais à frente da condução decisões orçamentárias orientadas para o uso da Tecnologia.

Segundo ainda a pesquisa do Gartner, os orçamentos globais de TI são nivelados — crescimento de 0,2% de 2013 para 2014, mas na América Latina, os CIOs estimam um aumento médio de 7,3%, impulsionados pelas condições macroeconômicas. Na China, por conta do bom momento econômico, esse percentual chega a 13%.

O comportamento de CIOs também foi retratado no estudo. Nos Estados Unidos, por exemplo, 62% deles planejam mudar suas estratégias de uso de Tecnologia nos próximos dois ou três anos e cloud computing está à frente dessa mudança, em especial, com a maior adoção do software como serviço. Mas a preferência ainda é pela nuvem privada. Apenas 26% dos gestores assumem adotar a nuvem pública no seu dia a dia.

Na China, 39% dos entrevistados revelam um otimismo, segundo o Gartner, motivados pela era digital e pela computação em nuvem. Tanto que é no país que há a maior expectativa de um aumento significativo do orçamento de TI- 13% em 2014, o que seria muito acima da média global de 0,2%. Mas, como no Brasil, pelo menos 45% dos gastos com TI estão fora das organizações de TI, na comparação com a média global de 26%.

Para os fornecedores de cloud, os CIOS chineses trazem boas perspectivas: 61% relatam que têm feito um investimento significativo na nuvem pública, contra 25% em nível mundial."A forma como as empresas e agências do setor público utilizam as informações e as tecnologias digitais estão cada vez mais entrelaçadas, com seus contextos econômicos, regulatórios e competitivos, bem como com o estado de seus negócios e maturidade digital", aponta Dave Aron, vice-presidente do Gartner. Para o levantamento, o Gartner ouviu 2.339 CIOs em 77 países, no quarto trimestre de 2013, o que representa mais de US$ 300 bilhões de orçamento.

Fonte: Gartner
Site: Convergência Digital
Data: 13/06/2014
Hora: ------
Seção: Carreira
Autor: Gustavo Gusmão
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37002&sid=46#.U58iA3JdXfI