Em busca de mais espectro para acelerar as redes móveis, a Vodafone e a Huawei Technologies testaram, com sucesso, uma tecnologia que permite sistemas LTE e GSM compartilharem as mesmas frequências. A velocidade das futuras redes móveis vai depender da quantidade de espectro disponível para os operadores móveis. Quanto mais puderem gerir, maior largura de banda poderão proporcionar, em princípio.
Uma das formas de obterem mais espaço é a reutilização de frequências alocadas atualmente por tecnologias mais antigas, como a GSM. Mas isso não é tão fácil como parece, quando os operadores acumulam uma grande quantidade de tráfego de voz e de mensagens nessas redes mais antigas. E esse tráfego vai manter-se por muito tempo, independentemente do nível de concorrência de serviços baseados na Internet.
No entanto, usando uma tecnologia chamada GSM-LTE Dynamic Spectrum Sharing (GSM-LTE DSS) a Vodafone e a Huawei demonstraram uma maneira de permitir a coexistência do GSM e do LTE.
O SRC também pode disponibilizar mais espaço para o tráfego de dados quando os usuários não estão fazendo chamadas de voz. Dessa forma oferece uma melhor taxa de transferência, segundo a Huawei.
Na rede comercial da Vodafone Espanha, o estudo realizado pelas empresas confirmou desempenhos com ganhos de capacidade de 50% da rede LTE, de acordo com a Huawei.
Site: IDG Now!
Data: 17/06/2014
Hora: 14h31
Seção: Mobilidade
Autor: ------
Link: http://idgnow.com.br/mobilidade/2014/06/17/nova-tecnologia-combina-o-melhor-do-lte-e-do-gsm/