Muita tecnologia da informação está a serviço dos turistas que viajam pelo Brasil durante a Copa do Mundo: as operadoras de terminais de transporte de todas as cidades-sedes instalaram quiosques com guias eletrônicos, telões para exibir os jogos, redes sem-fio para acesso à internet e até videogames, enquanto órgãos do governo publicaram e atualizaram aplicativos sobre voos, táxis e viagens internacionais, a grande maioria em português e inglês.
Os aeroportos são pontos mais bem equipados. No de Guarulhos, por exemplo, a velocidade de entrada dos passageiros nos terminais foi acelerada em 20% com a instalação de quiosques de check-in até nos estacionamentos e controles de acesso computadorizados nos terminais, capazes de ler códigos impressos nos cartões de embarque e conferir todos os dados do voo e do passageiro antes de permitir sua entrada, diz Luiz Ritzmann, diretor de TI do GRU Airport: "É uma checagem eletrônica antes da área de raio-X, onde o sistema verifica se a pessoa está no portão certo, se o voo é naquele horário e tudo o mais", explica.
Outro sistema, ainda em teste, é o e-Gate, na área da imigração: "Ele faz a checagem automática do novo passaporte brasileiro, que tem chip com os dados biométricos do cidadão, tira a fotografia da pessoa, recolhe e compara sua digital com a imagem armazenada e libera a entrada", conta Ritzmann.
Nos aeroportos da Infraero, diz sua assessoria de comunicação, foram criados espaços de acolhimento para os turistas com áreas de até 750 metros quadrados, onde eles encontram telões exibindo jogos ou programas esportivos, totens multimídia com informações de cada cidade em português e inglês, videogames, acesso sem fio gratuito à internet, caixas eletrônicos e totens das principais companhias aéreas para check-in.
No aeroporto de Viracopos (Campinas) e no de Brasília, além do wi-fi gratuito já é possível fazer um passeio virtual guiado pelo interior do terminal de passageiros com a ajuda do Google Indoor Maps. No de Brasília, um aplicativo para smartphones oferece todas as informações sobre voos, serviços disponíveis no aeroporto e informações turísticas.
A Socicam, operadora de terminais rodoviários em sete das 12 cidades-sedes, tem informações para os turistas em painéis eletrônicos em duas línguas, com os horários de chegada e saída dos ônibus; elas são difundidas também pelo sistema de som, em três idiomas. Os terminais Tietê e Barra Funda, em São Paulo, receberam totens com informações também em três idiomas. Não há quase recursos do gênero, no entanto, para os passageiros que chegarem ao Rio de Janeiro em navios: o terminal de passageiros, segundo informações da operadora Pier Mauá, oferece para eles apenas o wi-fi gratuito para acesso à internet.
Site: Valor Econômico
Data: 23/06/2014
Hora: 05h
Seção: Empresas
Autor: Paulo Brito
Link: http://www.valor.com.br/empresas/3590644/tecnologia-apoia-deslocamentos-dos-visitantes