Procuram-se arquitetos de dados no Brasil

27/06/2014

As empresas brasileiras, sobretudo dos segmentos de seguros, serviços financeiros e telecomunicações, estão em busca por especialistas em arquitetura de dados, profissional que responderá pelo gerenciamento de informações nas companhias.Ainda que a posição de arquiteto de dados seja madura em outros países, como Estados Unidos e Japão, trata-se de uma nova necessidade do mercado nacional.

“A demanda surgiu a partir da ideia de fidelização, pois uma vez que a empresa conhece os anseios de seus consumidores, é gerada maior lucratividade e eficácia no serviço prestado”, comenta Eric Toyoda, diretor e sócio da Asap Recruiters, empresa especializada em recrutamento e seleção de executivos. Apesar da procura, a posição ainda apresenta escassez de mão de obra no mercado interno, reflexo macro do setor de TI.

Segundo recente levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de TI deve apresentar déficit de 45 mil profissionais em 2014, número procedente do alto crescimento do mercado em relação à economia nacional, novas tecnologias estabelecidas, formação acadêmica inadequada, entre outros fatores.

As competências exigidas ao profissional de arquitetura de dados vão além das aptidões técnicas, uma vez que diz respeito a uma posição que se relaciona com outros setores de uma organização. “O arquiteto de dados trabalha com governança, portanto, precisa ter uma visão macro de negócios, uma vez que sua atuação está diretamente ligada à estratégia da empresa”, analisa Toyoda.

Outros aspectos desejados para a posição é que o profissional, além de técnico e estratégico, carregue em seu perfil praticidade e inovação, visando rápidas adequações às novas tecnologias. Outros setores que apresentam alta demanda por arquitetos de dados são as instituições financeiras, empresas de e-commerce e varejo.

Site: Convergência Digital
Data: 26/06/2014
Hora: 12h33
Seção: Hotsite Cloud Computing
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37072&sid=97#.U6x3UJSrrkU