Enquanto a bola estiver rolando, os prestadores de serviços de TI que trabalham para driblar ameaças e proteger os dados das empresas no Brasil estão atentos aos possíveis incidentes que o mundial ainda poderá despertar.
“Ataques direcionados às empresas e o hacktivismo são alguns exemplos do que pode vir a acontecer neste período”, explica Raphael Pereira, gerente dos Centros de Operações de Segurança da Arcon, empresa especializada em Serviços Gerenciados de Segurança.
Confira abaixo os principais problemas e recomendações:
Ataques externos e internos
O tema Copa do Mundo é um prato cheio para os golpistas e pode ser utilizado como pano de fundo para ataques direcionados às empresas. “No calor das emoções, os usuários, entusiasmados com promoções e falsas promessas, podem ser alvos de e-mails fraudulentos que levam a inserção de códigos maliciosos no ambiente corporativo”, diz Pereira. Além disso, o executivo explica que os golpistas podem realizar ataques nos horários dos jogos do país, aproveitando que neste momento a maioria das pessoas estará atenta às partidas. “Uma das ameaças muito conhecida é o phishing scam”, completa o executivo. De acordo com ele, a recomendação é que as companhias avisem os funcionários dos riscos neste período e mantenham os controles de segurança atualizados e monitorados.
Uso adequado dos recursos
Com a correria comum para assistir aos jogos, os colaboradores podem buscar acessos pela web para acompanhar as transmissões das partidas ao vivo. Com isso, ocorre um aumento do consumo de recursos de rede, o que degrada o desempenho da infraestrutura. Além disso, a utilização gera uma distração ao ambiente, podendo resultar em baixa produtividade e falhas.
“Neste caso, o ideal é que as empresas definam uma política clara para os jogos e as implementem, utilizando controles de segurança”, diz Pereira. O executivo indica que as companhias que vão liberar os colaboradores para assistir aos jogos do mundial no local de trabalho optem por aparelhos de televisão, o que evita a utilização de recursos de rede de TI e gera menos impactos.
Hacktivismo
No mês da Copa, empresas e governos também podem estar mais suscetíveis às ações de hacktivismo, resultado de protestos decorrentes do mundial e da situação política/econômica do país. “O controle maior por parte do governo em ações de ativismo presenciais pode levar grupos a protestarem pela internet”, lembra o especialista em segurança da informação.
Pensando em amenizar os reflexos na rede, o recomendado é que as companhias se atentem para a criação de um plano de prevenção e reposta aos ataques direcionados.
Infraestrutura
Outro possível impacto é o dano às infraestruturas. “Ações de pessoas que aproveitam os protestos para cometer atos de vandalismo podem repercutir no funcionamento das infraestruturas que dão suporte aos serviços”, diz Pereira. Além dos prejuízos estruturais, as companhias estarão sujeitas à interrupção dos serviços, muitas vezes básicos, como o fornecimento de energia e telecom. Para isso, o ideal é proteger os perímetros da organização e estabelecer contato imediato com as autoridades, se necessário.
Mobilidade
Protestos e comemorações ainda podem tumultuar o trânsito das cidades, trazendo dificuldades para o deslocamento dos profissionais da empresa. “Para as companhias que tiverem possibilidade, trabalhar remotamente pode ser uma boa saída”, revela o executivo. De acordo com ele, a definição de uma estratégia de trabalho remoto (VPN) e um plano de contingência para acesso dos funcionários às dependências das organizações poderá ser necessário e trazer benefícios às companhias no período. Outro ponto que ele reforça é a preocupação com ferramentas de controle para acesso às redes móveis e sistemas e a manutenção dos antivírus.
“São cuidados básicos, mas devem fazer parte do check-list para reduzir os impactos nos negócios e trazer possíveis transtornos”, finaliza.
Site: CIO
Data: 25/06/2014
Hora: 11h40
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://cio.com.br/gestao/2014/06/25/cinco-impactos-que-a-copa-ainda-pode-trazer-para-a-seguranca/