Do Android L ao Google Fit: conheça todos os produtos da Google I/O

27/06/2014

Este ano o Google I/O não teve o glamour de edições anteriores. Ninguém pulou de paraquedas usando óculos inteligentes e Larry Page esqueceu de pisar no palco. Mas, apesar da falta de teatralidade, a I/O deste ano não deixou de ser muito emocionante, graças à visão de futuro oferecida pela Google. A gigante de tecnologia apresentou uma série de atualizações, sinergias e até novas plataformas projetadas para integrar a computação às nossas vidas diárias, a partir da plataforma Android.

Confira, a seguir, um resumo de todos os anúncios feitos na quarta-feira.

Upgrades para o Android

O primeiro produto apresentado foi o Android L, sucessor do Android Kit-Kat. A coisa mais descarada sobre Android L é que ele parece bonito. A Google introduz uma nova estética apelidada de Material Design, com foco em profundidade (dos objetos) e animação.

<>

O Android L também aumenta a performance gráfica e a autonomia da bateria . E muda “runtime” baseado na Dalvik por outro, chamado ART (Android RunTime), capaz de fazer os apps apps rodarem até duas vezes mais rápido (em relação ao 4.4 no mesmo aparelho) sem que os desenvolvedores tenham que modificar qualquer modificação de código. Por fim, adiciona mais de 5 mil novas APIs para os desenvolvedores. E é compatível com as arquiteturas ARM, x86 e MIPs e pode trabalhar com sistemas de 64 bits.

O lançamento do Android L só deve acontecer no início do quarto trimestre - talvez, por isso mesmo, ainda não tenha sido adequadamente batizado - mas a versão prévia para desenvolvedores, assim como o seu SDK, já estão disponíveis.

<>

Sundar Pichai, o chefe das divisões Android e Chrome, revelou também uma nova iniciativa apelidada de Android for Work, que visa reforçar a segurança no uso de dispositivos Android para negócios. Como parte dessa iniciativa, Pichai anunciou a integração do Microsoft Office nativo para o Google Drive no Android. Anteriormente, a edição de arquivos tradicionais do Office no Google Drive necessitava um processo de conversão bagunçado que estava longe de ser perfeito. O Android L permitirá que você abra planilhas, documentos e arquivos de apresentações de forma simples. O sistema terá também o chamado “botão da morte”, que desativará o smartphones e apagará dados remotamente em casos de roubo.

Pichai também anunciou um empreendimento chamado Android One, projetado para oferecer smartphones Android de baixo custo para consumidores de mercados emergentes como a Índia - e a aumentar ainda mais a participação do Android no mercado de mundial de smartphones. Os telefones "Android One" terão 4,5 polegadas, serão dual SIM e poderão sintonizar rádio FM.

Android everywhere

Não é novidade para ninguém que a Google vem trabalhando em versões especializadas do Android para outros dispositivos eletrônicos que não os smartphones e tablets. Durante a I/O foram revelados detalhes das plataformas específicas para relógios inteligentes, carros e TVs.

A Google gastou um bom tempo da I/O _ que durou mais de duas horas e meia -  mostrando os recursos do Android para novas plataformas. O sistema operacional funciona oferecendo pílulas de informação importante na pequena tela do relógio ao invés de ocupar todo o espaço do display.  David Singleton, diretor de engenharia do Google para o Android, mostrou o Google Now funcionando por controles de gestos e e comandos de voz no Android Wear, o sistema que rodará nos smartwatches.  LG e da Samsung, que anunciaram o lançamento de dois dispositivos durante a conferência Google I/O:  os relógios LG G e Samsung Gear Live, ambos já em pré-venda. O Moto 360, da Motorola, ainda não tem data para chegar ao mercado.

<>

O Android Auto, recém-revelado, tem como objetivo integrar o Android com uma maneira responsável de dirigir.  O sistema conecta o seu smartphone ao seu carro (através de um cabo na demo no palco) e leva seus aplicativos pessoais - como o Google Calendar, Google Play Music e Gooogle Map - para o painel central do automóvel, mantendo a interface Android com a qual você está familiarizado, mas otimizada para o carro com grandes botões na tela e comandos de voz. Virá embarcado inicialmente em modelos da Fiat, Ford, Honda e Volskwagen, até o fim do ano.

<>

Mas espere, tem mais! Google também está tentando ressuscitar o cadáver da Google TV com o Android TV, mais uma aposta da empresa para estar presente na sua sala de estar. A Android TV é essencialmente um sistema para TVs inteligentes, embarcado em televisores ou em conversores. Toda a família de SmartTVs 2015 da Sony, por exemplo, vai rodar o sistema AndroidTV. Sharp e TPVision (Philips) também terão televisores com o sistema. A ideia é que você simplesmente possa se esparramar no sofá da sala e deixar que a Google faça o trabalho chato de achar alguma coisa para assistir.

<>

Chomecast e Chromebooks

O que acontecerá com o Chromecast, o pequeno dispositivo que permite transferir para a TV o vídeo a música e qualquer conteúdo web acessado em seu computador ou seu dispositivo móvel, que acaba de chegar ao mercado brasileiro? Vai acabar? De modo algum. Ele também será atualizado. Entre os novos recursos estará a capacidade transferir conteúdos para a TV sem a necessidade de ter todos os aparelhos (computador, smartphone ou tablet) na mesa rede WiFi. E também o possibilidade de espelhamento de da tela do seu telefone ou tablet Android para a tela da TV. Antes o recurso só era possível para a tela do computador (notebook ou desktop, rodando o navegador Chrome). O aparelho ganhou ainda um modo de visualização chamado Backdrop, que transforma a TV em uma espécie de porta-retratos.

O sistema operacional Chrome OS, por sua vez, também está recebendo algumas novidades frescas, graças a uma maior integração com o Android. Como usuários de dispositivos  Android G, em breve os usuários de Chromebook serão capaz de contornar senhas usando um telefone Android com Bluetooth para a autenticação automática. Quando emparelhados, notificações de chamadas e textos irão aparecer em seu Chromebook, juntamente com avisos de baixo consumo para o seu telefone. A Google está trabalhando também para permitir  que os principais aplicativos Android rodem nativamente nos Chromebooks, com acesso a nível de hardware. Durante o keynote, foi apresentado um exemplo com o Evernote.

Outras novidades

Além de tudo isso, o serviço The Play Games dará aos jogadores a possibilidade de ter perfis mais ricos e "bookmarks", baseados na nuvem.

<>

Como saúde é a palavra de ordem do dia, a Google anunciou o lançamento da Google Fit, uma nova plataforma projetada para permitir que seus aplicativos de fitness, rodando em diferentes dispositivos, possam trabalhar integrados. Essencialmente, o Google Fit permite compartilhar dados entre eles. Lembou do HealthKit, da Apple? Exatamente por aí.  As APIs do sistema estão preparadas para trabalhar com diferentes tipos de sensores, permitindo a criação das mais diversas aplicações. Adidas, Asus, Basis, HTC, LG e Nike são alguns dos parceiros que vão utilizar a plataforma. O SDK  estará disponível em breve.

Site: IDG Now!
Data: 26/06/2014
Hora: 09h36
Seção: Mobilidade
Autor: Brad Chacos
Fotos: Divulgação
Link: http://idgnow.com.br/mobilidade/2014/06/26/do-android-l-ao-google-fit-conheca-todos-os-produtos-da-google-i-o/