Ministério da Saúde disponibiliza livro que avalia gestão em Sistemas e Tecnologia de Informação nos hospitais brasileiros

27/06/2014

O Ministério da Saúde disponibilizou o livro que avalia Gestão em Sistemas e Tecnologia de Informação em Hospitais (Projeto-Piloto Gesiti/Hospitalar) para materializar e difundir os resultados da pesquisa coordenada pelo professor Antonio José Balloni, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI. Este estudo foi levado a efeito por 22 universidades brasileiras e estrangeiras e tem como principal objetivo identificar a forma de Gestão da TI em hospitais do Brasil e do exterior, mapear suas necessidades e prospectar desdobramentos.

A expectativa em torno dessa publicação está torno do diagnóstico confiável, multifocal e atualizado sobre como funciona a Gestão de TI e dos Sistemas de Informação nos hospitais brasileiros, comparando-os com similares portugueses, mexicanos, argentinos e eslovacos. É também esperado resultado no campo da decisão política, onde o poder público é permitido a melhorar e inovar suas políticas para o setor com base em dados confiáveis e isentos, além da integração de todos os resultados que pode auxiliar na tomada de decisões mais abrangentes e em nível local.

O Projeto GESITI/Hospitalar envolve a compreensão da metodologia do trabalho, aliada às tradicionais atividades acadêmicas de pesquisa e de extensão. As análises destes resultados têm sido expostas em diversos seminários, congressos e workshops e o destaque são as características de inovação, já que no momento, não há um documento que descreva a situação do uso das TICs na gestão das políticas públicas da saúde hospitalar, tampouco elementos que permitam um estudo comparado.

Para atender a área hospitalar, foi desenvolvido também um questionário prospectivo (QP) com aproximadamente cem questões inter-relacionadas. O QP foi elaborado a partir de adaptações, acréscimos, modificações e/ou exclusões realizadas em bases de dados genéricas obtida através da Organisation for Economic Co-operation and Development - (OECD), da United Nations Conference on Trade and Development - (UNCTAD), da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC/IBGE) bem como pesquisa Google ad hoc.

Para conferir ou realizar o download do livro, basta acessar o link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/por_que_gesiti_gestao_sistemas.pdf.