O Sinesp Cidadão, aplicativo para celulares e tablets, desenvolvido pelo Serpro, registrou até o começo de junho, mais de 4 milhões de downloads para as plataformas Android e iOS, com registro de 50 milhões de consultas, resultando em pelo menos 50 mil veículos recuperados.
O app possibilita acesso direto aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão, gerenciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e permite checar se qualquer veículo do Brasil está em situação de roubo ou furto, através de uma consulta direta à base de dados do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.
“Esse número tende a aumentar não somente pela utilidade e eficiência da aplicação, mas também porque em breve disponibilizaremos a versão para Windows Phone”, diz Patrícia Batista, da Superintendência de Desenvolvimento do Serpro. Simples de instalar e rápido no retorno da consulta, usuários encontram facilidade no uso do Sinesp Cidadão.
“Basta digitar a placa para saber a situação do veículo. Caso a resposta seja positiva para furto ou roubo do veículo, a informação 'veículo roubado/furtado' aparecerá destacada em vermelho na tela do dispositivo móvel. Também é possível verificar se o veículo é clonado, caso as características do veículo consultado não correspondam às retornadas pelo aplicativo”, completa Patrícia.
O app foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, e desenvolvido juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). "Esse aplicativo funciona 100%, só basta ter internet no seu aparelho móvel“, elogiou Janeis Barbosa, na fanpage do aplicativo no Facebook. Outros usuários vão mais além e já pensam em novas funcionalidades: “Muito bom, mas gostaria que tivesse mais detalhes do veículo, como débitos em atraso, por exemplo”, sugeriu o internauta João Maria Silva de Souza, na mesma rede social.
Além da consulta disponível para qualquer pessoa, o Sinesp Cidadão tem sido utilizado por policiais em serviço, como o Grupo Tático Operacional do Sexto Batalhão de Dourado. “Um homem foi detido no início da madrugada do dia 10 de junho, no Setor Comercial Sul, na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado.
Porém, ao consultar os dados do suspeito pelo Sinesp Cidadão, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto por crime de tráfico de drogas”, relatou Gilmar Santos, da Polícia Militar do Distrito Federal, no portal da instituição em que atua. Ocorrências similares tem acontecido em todo o país. Em Santaluz, na Bahia, a Guarda Municipal desconfiou de um carro abandonado no centro da cidade e ao realizar consulta no Sinesp Cidadão constatou que se tratava de um veículo roubado.
Fonte: Assessoria do Serpro
Site: Convergência Digital
Data: 30/06/2014
Hora: 13h
Seção: Governo
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37096&sid=11#.U7HLKZSrrkV