A Microsoft adicionou suporte a criptografia para os seus serviços de webmail e de armazenamento em nuvem. "Nosso objetivo é proporcionar ainda mais proteção para os dados em todos os grandes serviços da Microsoft que você usa diariamente. Este esforço também nos ajuda a reforçar que os governos sejam obrigados a recorrer a processos legais adequados para ter acesso aos dados dos usuários", afirmou Matt Thomlinson, vice-presidente de Segurança da Microsoft.
A confiança dos usuários em provedores de computação em nuvem como a Microsoft, Google, Amazon foi abalada por revelações de espionagem do governo norte-americano feitas pelo ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden. Como resultado, estas empresas foram obrigadas a impulsionar o uso de criptografia em seus sistemas.
O movimento da Microsoft segue o de outros fornecedores de serviços de computação em nuvem similares ao Outlook e ao Onedrive. Em abril, o Google anunciou suporte a criptografia end-to-end para o Gmail, incluindo proteção para e-mails enquanto eles viajam entre data certes da empresa. E, recentemente, anunciou suporte semelhante para o seu serviço de armazenamento em nuvem, Google Drive.
Não está claro se o anúncio da Microsoft é de criptografia end-to-end. A Microsoft não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Para o OneDrive, segundo a Microsoft, foi adicionado o suporte a criptografia PFS (Perfect Forward Secrecy), tanto na versão web quanto para os apps móveis. Com essa nova camada de segurança, as informações trocadas entre os servidores da empresa e dispositivo do usuário estarão melhor protegidas contra invasão de intrusos.
Já o Outlook além de contar com a mesma criptografia do OneDrive também contará com suporte a TLS (Transport Layer Security), que, de acordo com a Microsoft, resultará em melhor proteção no envio e recebimento de e-mails, tendo todo o conteúdo criptografado, incluindo os arquivos anexados.
Site: IDG Now!
Data: 01/07/2014
Hora: 15h06
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.com.br/internet/2014/07/01/microsoft-aumenta-a-protecao-anti-espionagem-no-outlook-e-no-onedrive/