Microsoft apoia código aberto para Internet das Coisas

07/07/2014

A Microsoft juntou-se ao consórcio AllSeen Alliance, que está construindo um framework open source para garantir a interconexão de dispositivos digitais, do carro aos eletrodomésticos, passando pelos celulares e computadores.

A AllSeen Alliance foi fundada em dezembro para tratar de um grande desafio para a chamada Internet das coisas: a fabricação de dispositivos e objetos conectados capazes de trabalhar juntos, independentemente da marca, sistema operacional ou outras considerações de infraestrutura. O trabalho baseia-se no framework AllJoyn, desenvolvido pela Qualcomm. Até agora, as abordagens proprietárias para dispositivos conectados criaram silos que podem atrapalhar o desenvolvimento da chamada Internet das Coisas.

O framework é executado em plataformas de software, tais como Linux, Android, iOS e Windows, incluindo variantes embutidas. Os desenvolvedores podem baixar o código e os detalhes de suas APIs no site allseenalliance.org para começar a trabalhar com ele.

“A adesão da Microsoft é, certamente, um impulso para que mais empresas se aliem ao esforço da AllSeen Alliance”, afirma Andy Castonguay, analista da Machina Research, uma empresa de pesquisa de mercado focada no segmento das redes M2M e Internet das Coisas, no Reino Unido. A liderança da Microsoft na computação “e o seu negócio relevante em torno da Xbox torna-a um contribuinte potencialmente importante para o ‘ecossistema’ AllSeen”, argumenta Castonguay.

A consola Xbox é vista com um potencial dispositivo de convergência ou centro de controle para dispositivos domésticos. O interesse da Microsoft em automação residencial e demótica tem aumentado. Recentemente, a empresa anunciou um acordo para trabalhar com uma companhia de seguros residenciais.

A visão da Aliança AllSeen de um mundo onde os dispositivos em residências, escritórios e carros podem falar uns com os outros contrasta com os jardins murados construídos por empresas como Apple e Google, que não são membros do grupo.

Na semana passada, durante a conferência de desenvolvedores I/O, o Google falou sobre a sua própria visão da Internet das Coisas onde os smartphones, carros, TVs e smartwatches usem preferencialmente sistemas derivados da plataforma Android.

"Com a Apple, a Samsung e outros “persistindo no desenvolvimento desuas próprias estratégias, independentes, a indústria tende a criar uma Torre de Babel em termos de comunicações entre dispositivos”, defende Castonguay.

A intenção da AllSeen Alliance é fomentar o uso de padrões existentes, como  como WiFi, Bluetooth e Ethernet, assim como futuras tecnologias de rádio e de transporte, para garantir a comunicação entre os dispositivos e objetos conectados.

Com a adição da Microsoft, a lista AllSeen Alliance tpassa a contar com 51 membros, incluindo a Cisco Systems, D-Link, LG Electronics, Panasonic e Sharp.

Site: CIO
Data: 03/07/2014
Hora: 11h27
Seção: Tecnologia
Autor: Mikael Ricknäs
Link: http://cio.com.br/tecnologia/2014/07/03/microsoft-apoia-codigo-aberto-para-internet-das-coisas/