Em uma longa carta enviada a todos os funcionários da Microsoft na manhã desta quinta-feira, 10/7, CEO Satya Nadella alerta: ele e seus assessores estão tomando "medidas importantes para mudar visivelmente a cultura da companhia.
Historicamente, a reputação da Microsoft é a de uma empresa difícil de trabalhar, por conta das disputas internas, da fragmentação pessoal e da política interna acirrada. Steve Ballmer, o antecessor de Nadella, pôs em marcha seu próprio esforço de mudança de cultura, chamado One Microsoft, pouco antes de anunciar sua aposentadoria.
Não está claro a partir de carta de Nadella se seu plano se baseia dar continuidade a este visão de Ballmer. Mas Nadella usa uma linguagem forte para transmitir a necessidade de a empresa funcionar de uma forma mais eficaz.
Ele quer construir uma empresa onde "inteligentes, curiosos e pessoas ambiciosas" possam fazer "o seu melhor trabalho".
Uma mudança na cultura empresarial é necessária para Microsoft realizar seu objetivo de ser "empresa líder em plataformas de produtividade e de cloud e mobilidade", servindo as pessoas em suas vidas pessoais e de trabalho, escreveu ele.
"Produtividade para nós vai muito além do documentos, planilhas e slides. Vamos reinventar produtividade para pessoas que estão nadando em um mar crescente de dispositivos, aplicativos, dados e redes sociais", escreveu.
Assim, os produtos da Microsoft vão ser ajustados para o contexto em que trabalham os clientes, de modo que eles possam ser mais úteis e fáceis de usar.
No entanto, para realizar esses objetivos, a cultura da Microsoft precisa mudar.
"Nada está descartado na forma como pensamos em mudar nossa cultura. Organizações mudarão. Fusões e aquisições ocorrerão. Responsabilidades no trabalho evoluirão. Novas parcerias serão formadas. Tradições cansadas serão questionadas. Nossas prioridades serão ajustadas. Novas habilidades serão construídas. Novas ideias serão ouvidas. Novas contratações serão feitas. Processos serão simplificados. E se você quiser prosperar na Microsoft e mudar o mundo, você e seu time deverão acrescentar muitas mudanças que estarão dispostos a implementar", escreveu Nadella.
Especificamente, a Microsoft vai "modernizar" os seus processos de engenharia, de modo a colocá-los mais em sintonia com as necessidades dos clientes, mais orientados a dados, mais rápidos e mais focados em qualidade, segundo Nadella.
O objetivo é "reduzir a quantidade de tempo e energia gasta para fazer as coisas" na equipe de engenharia, por ter menos pessoas envolvidas na tomada de decisões, e mais prestação de contas.
Além disso, cada grupo de engenharia terá recursos que aplicar recursos de ciência de dados voltados para medir os resultados de produtos e prever tendências futuras, levando em conta a melhor inovação. A engenharia de software irá evoluir para permitir que a informação flua mais rápido "com menos pontos de ruptura" entre a concepção de um produto ou serviço e sua entrega aos clientes. A Microsoft também vai aumentar os investimentos em formação e desenvolvimento dos funcionários, e irá incentivar o teste de novas ideias e incubação de novos projetos. Vai ser mais fácil para os funcionários mudar de funções dentro da empresa.
E Nadella está convidando cada equipe da Microsoft a encontrar maneiras de simplificar processos e ser mais rápida e mais eficiente.
"Vamos aumentar a fluidez de informações e ideias por meio de ações para aproximar a organização e desenvolver processos de negócios mais enxutos", escreveu ele.
Site: IDG Now!
Data: 10/07/2014
Hora: 14h34
Seção: TI Corporativa
Autor: Juan Carlos Perez
Link: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2014/07/10/nadella-avisa-mudancas-profundas-de-cultura-estao-em-curso-na-microsoft/