Os professores e alunos brasileiros usam cada vez mais om computador e a Internet em suas atividades em sala de aula. Mas esse uso ainda é muito instrumental, mais focado no ensino da própria tecnologia. A apropriação maior da tecnologia como ferramenta pedagógica ainda é um grande desafio. Essas são algumas das conclusões da pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
A boa notícia é que os professores estão mais interessados em usar a tecnologia para preparar suas aulas. De acordo com a pesquisa, 96% dos professores de escolas públicas usam recursos educacionais disponíveis na Internet para preparar aulas ou atividades com os alunos. Os tipos de recursos mais utilizados são imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%) e vídeos (74%). O uso de jogos chega a 42%, apresentações prontas, 41%, e programas e softwares educacionais, 39%.
<
Foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, 1.987 professores e 9.657 alunos, de 994 escolas públicas e privadas localizadas em áreas urbanas de todas as regiões do território nacional, entre setembro e dezembro de 2013.
Nas escolas públicas, 46% dos professores declararam utilizar computador e Internet em atividades com os alunos na sala de aula – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano de 2012. “Isso mostra que as escolas começam a passar por uma transformação no processo de eninso aprendizado no ambiente da escola”, explica Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
<
O laboratório de informática continua a ser o local destinado ao uso das TICs na escola, presentes em 76% dos estabelecimentos de ensino pesquisados. E a principal atividade dos professores com os alunos continua sendo o ensino da tecnologia. O que configura um uso instrumental desta tecnologia.
A quantidade de publicações de recursos educacionais por professores, ou seja, profissionais que são autores de conteúdos educacionais e que compartilham suas produções na rede, ainda é pequena. Apenas 21% dos professores de escolas públicas já publicaram na Internet algum conteúdo educacional que produziram para utilizar em suas aulas ou atividades com os alunos.
Outro destaque está no crescimento do uso de tablets nas escolas públicas. Enquanto em 2012 apenas 2% delas possuíam esse tipo de equipamento, em 2013 esse número chegou a 11%. A mobilidade cresceu, o acesso sem fio também - 71% das escolas públicas possuem acesso à Internet sem fio (WiFi), um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2012 -, mas o uso pedagógico dos dispositivos ainda é pequeno.
Além disso, embora a Internet já esteja presente na maioria das escolas que possuem computador na rede pública (95%) e na rede privada (99%), a baixa velocidade de conexão à rede ainda é um desafio: 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps, enquanto este percentual é de 28% nas escolas particulares. De acordo com os pesquisadores, a velocidade de conexão é o indicador em que há maior disparidade entre as escolas públicas e privadas no uso das TICs.
Na percepção dos professores e coordenadores pedagógicos a qualidade das conexões ainda se constitui em uma barreira para adoção das novas tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem.
Além disso, a escola, de fato, é cada vez mais relevante para o processo de inclusão digital. Mas o maior acesso à internet por parte de professores e alunos continua sendo a residência e as lan houses e telecentros.
Para acessar a pesquisa TIC Educação 2013 na íntegra, assim como as pesquisas anteriores do CETIC.br, visite http://cetic.br.
Site: IDG Now!
Data: 15/07/2014
Hora: 13h36
Seção: ------
Autor: ------
Link: http://idgnow.com.br/internet/2014/07/15/uso-do-computador-e-internet-em-sala-de-aula-ainda-e-um-grande-desafio-no-brasil/