<
Ainda bem que Beumont avisa que é um "experimento", porque a tela mostrada no post é muito feia. Mas fica evidente que é um rascunho e Beaumot escreve em seu post que "o primeiro rascunho consiste de uma coleção de janelas com uma gestão simples de telas".
<
Um primeiro olhar no layout sugere que o Projeto Athena para Chrome OS vai adotar a nova linguagem visual Material Design, anunciada pela Google para o Android L durante a Google I/O 2014. O conceito define um conjunto de regras básicas de organização do espaço na tela para que os produtos e apps sejam multiscreen e possam trabalhar em várias plataformas de hardware a partir de uma plataforma comum de linguagem de tela.
Janelas no lugar de abas?
Mas há dúvidas importantes sobre o que essa tela sinaliza. Embora o Athena pareça projetado para se encaixar na estratégia Material Design, é difícil entender por que a escolha do caminho das mútilpas janelas é uma solução melhor para a interface do que as tabs de browser tradicionais que hoje estão no Chrome OS.
Claro, a nova versão se casaria com o conceito do Android L que apresenta na tela apps e páginas web tratadas como entidades individuais "acinzentando" a fronteira entre o online e o offline. Mas eu pergunto se essa é realmente a melhor solução do que as abas, levando em conta que esse sistema operacional foi projetado para PCs com touchpads e teclados e que grande parte do Chrome OS está associada ao próprio browser.
À primeira vista não me convence
O Chrome OS fez grandes progressos nos últimos meses, adicionando um recurso para abrir novas apps que lembra o menu Start do Windows; Chrome Apps que rodam fora do browser e mais um punhado de recursos offline. Mais do que meros conduítes para a web, os Chromebooks estão finalmente começando a se parecer com verdadeiros PCs com um sistema operacional desktop.
A tela mostrada por Beaufort sinaliza que uma parte da funcionalidade do Chrome OS poderá ser sacrificada para que o sistema operacional se encaixe melhor na nova estética da Google. Eu espero que isso não aconteça. Posso estar pegando pesado na crítica a partir de uma única tela de um build inicial do "novo tipo de experiência de usuário" do Chrome OS , como Beaufort define o Athena, mas isso é porque eu me preocupo - eu uso um Chromebook como meu notebook do dia a dia.
Site: PC World
Data: 21/07/2014
Hora: 7h02
Seção: Notícias
Autor: Brad Chacos
Link: http://pcworld.com.br/noticias/2014/07/21/google-revela-athena-futuro-do-chrome-os-inspirado-no-material-design/