Falta muito ainda para que o cidadão brasileiro venha a ter uma prestação de serviço efetiva pela Internet no Brasil. A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2013, realizada pelo CETIC.br, mostra que a grande maioria dos órgãos públicos federais e estaduais têm acesso banda larga e possuem websites institucionais. Mas a maior parte - 89% - não possui serviços, além do e-mail tradicional. As redes sociais foram 'abraçadas' e 66% dos órgãos federais e estaduais têm contas nas principais mídias.
O e-mail ainda é a grande forma de comunicação dos órgãos públicos com a sociedade pela Internet, com 95% dos órgãos públicos afirmando disponibilizar esse tipo de canal ao cidadão. Em contrapartida, 89% não possuem um canal de atendimento em tempo real, como os chats, para facilitar o agendamento de serviços, etc. O Legislativo é o poder com mais uso de interatividade com o cidadão, com 20% de órgãos com atendimento em tempo real.
Os dados fazem parte do TIC Governo Eletrônico 2013, pesquisa que apresenta pela primeira vez dados sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no setor público brasileiro, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O levantamento foi realizado com dois perfis de organizações públicas: 1) órgãos federais e estaduais, da administração direta e indireta, de todos os Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público); e 2) prefeituras (Executivo Municipal). Foram entrevistados 572 órgãos públicos federais e estaduais, entre outubro e dezembro de 2013. Entre as Prefeituras a amostra contou com 334 municípios.
"Foi a primeira vez que se fez um estudo desse porte. Até então, estudávamos o governo eletrônico pelo ponto de vista do cidadão", diz Fabio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do CETIC.br, em entrevista ao portal Convergência Digital. O especialista admite que essa amostra revela dados importantes. Entre eles: Há muito, mas muito espaço para tornar a Internet, de fato, num canal de relacionamento com o cidadão.
"Percebemos essa brecha claramente quando falamos de novos serviços", diz. Mas também se constatou que os órgãos públicos estão dispostos a investir na Rede como um canal. "A presença de muitos deles nas redes sociais é uma descoberta interessante. Isso prova que os órgãos públicos estão atentos", acrescenta. O TIC Governo Eletrônico mostra 88% dos órgãos públicos federais e 77% dos estaduais estão nas redes sociais.
Quando analisado o tipo de rede social, 66% dos órgãos públicos federais e estaduais estão presentes em redes de relacionamento, tais como Facebook ou Google+, 59% estão em plataformas de microblog, a exemplo do Twitter e 43% estão presentes em plataformas de vídeos, como YouTube e Vimeo. Entre as prefeituras brasileiras, mais da metade (56%) está nas redes sociais, segundo a pesquisa. Quando esse indicador é analisado por rede social, verifica-se que 50% das prefeituras estão presentes em redes de relacionamento, 22% adotaram plataformas de vídeo, e 13% estão presentes em microblogs. "De novo, percebemos que há muito espaço para crescer, mas as redes sociais podem vir a ser um canal de relacionamento importante", afirma Senne.
Acesso à InternetO TIC Governo Eletrônico 2013 indica ainda que 100% dos órgãos públicos federais e estaduais utilizou computador e teve acesso à Internet nos 12 meses que antecedem a realização da pesquisa (outubro a dezembro de 2013). A penetração do acesso à Internet banda larga é alta entre os órgãos públicos federais e estaduais, mas existem singularidades quanto ao tipo de conexão utilizada.
Enquanto a grande maioria dos órgãos apresenta conexão via cabo e fibra ótica (98% nos órgãos públicos federais e 93% dos órgãos públicos estaduais), a conexão via modem 3G é citada por 84% dos órgãos públicos federais e 64% dos órgãos públicos estaduais. Já a conexão via linha telefônica (DSL) está presente em 33% dos órgãos públicos federais e 38% dos órgãos públicos estaduais.
Entre os tipos de conexão menos citados estiveram os acessos via rádio (28% dos órgãos federais e 32% dos estaduais) e a conexão via satélite (3% dos órgãos federais e 6% dos órgãos estaduais). Nas prefeituras, 100% declarou utilizar computador e ter acesso à Internet nos 12 meses que antecedem a pesquisa. Entre as prefeituras com conexão à Internet, os tipos de banda larga citados foram: conexão via cabo e fibra ótica (69%); conexão via rádio (64%); conexão via linha telefônica – DSL (55%); conexão via modem 3G (30%); e conexão via satélite (13%).
*Com informações do CETIC.br
Site: Convergência Digital
Data: 22/07/2014
Hora: 15h40
Seção: Governo
Autor: Ana Paula Lobo
Link:
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37290&sid=11#.U86-HOOrrkU