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Na edição 2014 do Barômetro Global da Inovação, recém-divulgado pela GE, o Brasil aparece entre os países que depositam maior confiança na aplicação do big data para potencializar os negócios.
O estudo considerou pontos de vista de 3,2 mil executivos em 26 países e também revelou o aumento da disposição dos empresários a identificar maneiras de quebrar paradigmas.
Sessenta por cento dos executivos indicam que o esforço para definir modelos eficazes de negócios impacta sua habilidade de inovar. Eles estão alterando prioridades internas e processos para mudar esta situação, ou seja, estão encorajando comportamentos criativos, fazendo parcerias com outras empresas para criar vantagens competitivas, assim como usando informações e meios analíticos para melhor compreender o cliente e a dinâmica do mercado.
O big data, aliás, é apontado por 70% dos executivos como uma ferramenta crítica para aumentar a eficiência nos negócios. Contudo, somente um em cada quatro líderes sente-se preparado para seguir essa tendência. Dos que relataram já aplicar o conceito no dia-a-dia, 69% veem retorno no investimento. O Brasil (83%) está entre as nações que demonstram maior entusiasmo com o potencial da internet industrial para otimizar os negócios, ao lado de países como México (85%), Coréia do Sul (84%) e China (83%).
Colaboração e talentos
Outro tema que pode ter a internet como base de desenvolvimento é o trabalho colaborativo, no qual inovações e novos projetos podem ser compartilhados. Este é um risco que vale a pena ser assumido para 77% dos executivos – um aumento notável em relação a 2013, quando apenas 38% concordavam com a mesma tese, diante de preocupações com roubo de propriedade intelectual e perda de talentos.
Oitenta e cinco por cento classificam startups e empreendedores como os parceiros mais promissores para projetos de inovação.
Junto com a colaboração, a aplicação prática dos conceitos de big data e internet industrial são outras duas forças apontadas no estudo para a superação dos desafios impostos à inovação. O levantamento aponta para três prioridades críticas capazes de gerar iniciativas bem sucedidas na área: entender as demandas do cliente e antecipar a evolução do mercado (84%), atrair e reter talentos (77%) e adaptar-se para adotar rapidamente novas tecnologias (66%).
Site: iPNews
Data: 23/07/2014
Hora: 08h22
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Link: http://ipnews.com.br/telefoniaip/index.php?option=com_content&view=article&id=30989:estudo-revela-disposicao-da-industria-em-investir-em-internet-da-coisas&catid=30:pesquisas&Itemid=460