No Brasil, maioria das empresas não tem documentação original dos mainframes

28/07/2014
A maioria dos líderes de TI reconhece que o conhecimento original sobre seus aplicativos de mainframe e da estrutura de suporte de dados não pode ser recuperado nos arquivos de suas respectivas organizações. Um levantamento global mostrou que 55% dos líderes em TI têm essa percepção. No Brasil, esse índice é de 48%. A grande questão dessa falha é que a ausência de registros dificulta a identificação e a execução de mudanças exigidas pelas novas regulamentações.

O estudo - conduzido pelo pelo instituto de pesquisa inglês Vanson Bourne, em parceria com a Micro Focus, consultou 590 CIOs de empresas com mais de 500 funcionários em nove países- destacou ainda que 73% dos entrevistados admitem que a documentação da sua organização está incompleta. No mercado brasileiro, o percentual chega a 75%.  Neste cenário, em que os processos de compliance são fundamentais, há uma tendência global de terceirização do desenvolvimento e de testes com aplicações mainframe.

De acordo com o levantamento, 39% dos líderes optam pela terceirização no momento em que há uma mudança no cenário regulatório. Nos Estados Unidos, o índice chega a 62%. No Brasil, é de 34%. Entre os CIOs envolvidos na pesquisa, 44% admitem não ter capacidade para conduzir o trabalho de adequação às regras apenas com estrutura e equipe internas. Com ou sem terceirização, 98% dos entrevistados consideram importante flexibilizar seu ambiente mainframe, sendo que 91% acreditam que essa necessidade deve aumentar no futuro.

No que se refere à decisão de terceirizar o desenvolvimento e os testes de suas aplicações mainframe por razões de compliance, 60% dos CIOs passaram contratualmente ao seu parceiro de desenvolvimento a responsabilidade legal pela proteção e privacidade dos dados. O estudo mostrou que, entre os que não optaram ainda pela terceirização, 16% expressaram o desejo de tomar essa atitude.

O levantamento identificou também que um dos segmentos mais impactos pelas mudanças regulatórias em todo o mundo, o setor financeiro concentra também um grande número de aplicações em mainframe.  Para adotar as novas práticas de compliance, o setor financeiro precisa gerar atualizações constantes dessas soluções em mainframe, o que gera um aumento de custos, quando a operação é realizada por equipes internas.

*Com informações da Micro Focus

Site: Convergência Digital
Data: 25/07/2014
Hora: 11h46
Seção: Negócios
Autor: Suzana Liskauska
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37307&sid=5#.U9KO4OOrrkV